Últimas Notícias
Capa / Agricultura / Coleta Itinerante recolhe mais de seis mil embalagens de agrotóxicos
Coleta Itinerante recolhe mais de seis mil embalagens de agrotóxicos

Coleta Itinerante recolhe mais de seis mil embalagens de agrotóxicos

Os produtores rurais do município de Sacramento participaram nos dias 05 e 06 de novembro da coleta itinerante de agrotóxico. Foram recolhidas 6.520 embalagens de agrotóxicos. As embalagens vazias de defensivos agrícolas foram entregues no parque de exposições Hugo Rodrigues da Cunha, a ação fortaleceu o projeto Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

De acordo com a Prefeitura de Sacramento a coleta (05 e 06 de novembro) foi à conclusão da segunda etapa da coleta itinerante de embalagens de agrotóxicos. A primeira foi realizada em março. O objetivo principal foi dar oportunidade ao pequeno e médio produtor rural de realizar a entrega de embalagens utilizadas em suas propriedades, “nosso objetivo principal é dar oportunidade ao pequeno e médio produtor rural de realizar a entrega de embalagens utilizadas em suas propriedades em um local correto, assistido, com segurança de manuseio para o descarte”, pontua o Superintendente do Agronegócio, Joaquim Rosa Pinheiro. O recebimento aconteceu de 9h às 12h e das 13h às 15h, e beneficiou cerca de 50 agricultores da região.

Gustavo Carvalho, estudante de Agronomia da Fafram (Fundação Educacional de Ituverava), disse que este tipo de recolhimento é o chamado de sistema campo limpo, que integra todos: cooperativa, produtor, fabricante e o poder público, que unidos, trabalham para retirar essas embalagens do meio ambiente, indo para a reciclagem.
Segundo a Prefeitura o material foi levado para a central de recebimento de Ituverava (SP), gerenciada pela (Fafram), e posteriormente encaminhado para a destinação final, reciclagem ou incineração, pelo inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas para a destinação das embalagens vazias de seus produtos. Para o prefeito, Bruno Cordeiro, o trabalho foi feito da melhor maneira possível.

A ação foi uma realização da Fafram e teve a parceria do inpEV, da Prefeitura de Sacramento, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural  (Emater) e do Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento.

(SB/com colaboração PMS/inpEV)

Comentários