Os produtores rurais do município de Sacramento participaram nos dias 05 e 06 de novembro da coleta itinerante de agrotóxico. Foram recolhidas 6.520 embalagens de agrotóxicos. As embalagens vazias de defensivos agrícolas foram entregues no parque de exposições Hugo Rodrigues da Cunha, a ação fortaleceu o projeto Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).
De acordo com a Prefeitura de Sacramento a coleta (05 e 06 de novembro) foi à conclusão da segunda etapa da coleta itinerante de embalagens de agrotóxicos. A primeira foi realizada em março. O objetivo principal foi dar oportunidade ao pequeno e médio produtor rural de realizar a entrega de embalagens utilizadas em suas propriedades, “nosso objetivo principal é dar oportunidade ao pequeno e médio produtor rural de realizar a entrega de embalagens utilizadas em suas propriedades em um local correto, assistido, com segurança de manuseio para o descarte”, pontua o Superintendente do Agronegócio, Joaquim Rosa Pinheiro. O recebimento aconteceu de 9h às 12h e das 13h às 15h, e beneficiou cerca de 50 agricultores da região.
Gustavo Carvalho, estudante de Agronomia da Fafram (Fundação Educacional de Ituverava), disse que este tipo de recolhimento é o chamado de sistema campo limpo, que integra todos: cooperativa, produtor, fabricante e o poder público, que unidos, trabalham para retirar essas embalagens do meio ambiente, indo para a reciclagem.
Segundo a Prefeitura o material foi levado para a central de recebimento de Ituverava (SP), gerenciada pela (Fafram), e posteriormente encaminhado para a destinação final, reciclagem ou incineração, pelo inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas para a destinação das embalagens vazias de seus produtos. Para o prefeito, Bruno Cordeiro, o trabalho foi feito da melhor maneira possível.
A ação foi uma realização da Fafram e teve a parceria do inpEV, da Prefeitura de Sacramento, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e do Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento.
(SB/com colaboração PMS/inpEV)