Últimas Notícias
Capa / Agricultura / Dia Mundial da Água é celebrado com a proteção de nascentes

Dia Mundial da Água é celebrado com a proteção de nascentes

Os técnicos Oscar Justino e Melchior Reis em vistoria as nascentes

Os técnicos Oscar Justino e Melchior Reis em vistoria as nascentes

No último domingo, dia 22 de março, foi celebrado o Dia Mundial da Água, e Sacramento comemorou essa data com o cercamento das nascentes dos rios que abastecem o município. Trabalho realizado pela Prefeitura Municipal, através da Superintendência Municipal de Meio Ambiente.

O projeto teve início no primeiro ano do atual governo. Precisamente no Dia da Árvore 21/09/2013. Na ocasião, o chefe do executivo, juntamente com o superintendente de Meio Ambiente, Maurício Marques Scalon e o promotor público da comarca, José do Egito, lançaram oficialmente o programa.

Cercar as nascentes é de extrema importância para o município e consiste em aumentar a cobertura vegetal na microbacia do córrego dos pintos. Para o Prefeito Bruno, “iremos fortalecer os corredores ecológicos, reduzir os níveis de poluição dos recursos hídricos, afetados principalmente pelas atividades agropecuárias, pisoteio e dejetos de animais na atividade pecuária, na microbacia do Córrego dos Pintos, garantindo a qualidade da água para abastecimento e consumo do município”, afirmou o prefeito.

Segundo o Superintendente de Meio Ambiente, Maurício Marques Scalon, o trabalho consiste em recuperar e preservar, “já começamos e recuperamos ás áreas de preservação permanente do Córrego dos Pintos e Mina da Loca, localizados na sub-bacia do ribeirão-borá”. Outros projetos também existem sendo o de recuperação das áreas de preservação em algumas propriedades.

O cercamento tem o objetivo de impedir a presença de animais no local de captação da água do município

O cercamento tem o objetivo de impedir a presença de animais no local de captação da água do município

O engenheiro ambiental da prefeitura, Thiago Estevão, confirma que as APPs (Áreas de Preservação Permanente) são responsáveis para a manutenção das nascentes, numerosas no município de Sacramento, que alimentam diversos rios da região. Conforme o trabalho de diagnóstico realizado por funcionários da superintendência do Meio Ambiente para um estudo da microbacia do Córrego dos Pintos, foi observado, que a área contem 215 hectares ou 2.148.208,82 m² de APP’s.

Sacramento por estar diante do preocupante cenário nacional em relação aos recursos hídricos, hoje caminha para recuperar áreas degradadas, principalmente os mananciais que abastecem o município. Está sendo importante o acompanhamento da implantação do projeto, pois este irá promover para atual e as futuras gerações uma melhor qualidade de vida. Além da Prefeitura o projeto de cercamento das nascentes tem a parceria da Cemig, Codema, Ministério Público e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

Com informações da Ascom PMS / Fotos: PMS

Legendas:

1 Os técnicos Oscar Justino e Melchior Reis em vistoria as nascentes

2 O cercamente tem o objetivo de impedir a presença de animais no local de captação da água do município

Comentários