Últimas Notícias
Capa / Agricultura / Governo municipal prioriza na agricultura familiar

Governo municipal prioriza na agricultura familiar

agricultura-familiar-pms-2Durante todo o mês de março, técnicos da Emater percorreram os bairros rurais de Pinheiros, Jaguarinha, Divisa, Desemboque, Quenta Sol, Soberbo, Sete Voltas, e Gameleira, a fim de realizar capacitação para elaboração do PMDRS (Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável).

Durante as palestras ministradas, foram apresentados pontos importantes sobre os problemas do homem do campo, suas necessidades e as soluções que o poder público e a sociedade civil podem, juntos e organizados, criar para uma melhor qualidade de vida. Isto vai oferecer acesso a serviços de saúde, escola, energia elétrica, transporte, lazer, telefonia e moradia digna, ou seja, a importância econômica da agricultura familiar. “Temos que traçar este Plano de Ação, e buscar parcerias. Somente assim iremos fortalecer ainda mais o setor”, destaca o superintendente do Desenvolvimento do Agronegócio, Joaquim Rosa Pinheiro. Ele acrescenta que é preciso realizar diagnósticos nas propriedades rurais, a fim de que haja um planejamento na busca de soluções de problemas, juntamente com parceiros.

“A agricultura familiar é o foco principal do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável porque será ela a mais beneficiada com as diretrizes e ações determinadas. E é exatamente isto que estamos orientando nosso produtor, de como realizar este diagnóstico, e a partir daí, juntamente com nossos parceiros da sociedade civil, buscarmos juntos soluções. Assim, podemos oferecer mais qualidade de vida ao homem do campo”, pontua o prefeito Municipal de Sacramento, Bruno Cordeiro.

Agenda – Está programado ainda para o dia 30 de março reunião com os moradores do entorno do município não organizados em associação, que será realizada no Sindicato Rural de Sacramento. Dia 31 de março, reunião no assentamento Banco da Terra, e 1º de abril, na comunidade do Bananal.

No dia 06 de abril, segunda-feira, será o fechamento da elaboração do plano, durante reunião ordinária do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável). A partir daí, o plano instruirá o Projeto de Lei do PMDRS, que seguirá para a Câmara Municipal de Sacramento para votação.

Fonte: Assessoria de Imprensa da PMS (Jorn. Pituca Ferreira)

Comentários