Últimas Notícias
Capa / Agricultura / No Dia Mundial da Água, Secretaria de Meio ambiente promove ações virtuais
No Dia Mundial da Água, Secretaria de Meio ambiente promove ações virtuais

No Dia Mundial da Água, Secretaria de Meio ambiente promove ações virtuais

A Secretaria de Meio Ambiente em parceria com Usina Hidrelétrica de Igarapava preparou uma programação virtual para mobilizar a população na semana na qual se celebra o Dia Mundial da Água.

Dia 22 de março foi realizado uma oficina on-line – com Lançamento da semana da água, concurso de desenho e livro Arui, o sapo, e foi realizado divulgação no “Facebbok e You-tube” da Usina Hidrelétrica de Igarapava no vídeo Água é vida; dia 25 Live sobre qualidade água no facebbok e you tube da Usina Hidrelétrica de Igarapava

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992. Com o objetivo de gerar debate e reflexões sobre a escassez de água em vários lugares do planeta, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água. Na época, a ONU já identificava o desperdício, a contaminação de mananciais e a falta de acesso à água potável em algumas regiões do mundo.

Composta por 10 pontos, a Declaração dos Direitos da Água Declaração tem como objetivo atingir a todos para que se esforcem a desenvolver o respeito aos direitos e obrigações nela anunciados e assumam, com medidas progressivas de ordem nacional e internacional, o seu reconhecimento e sua aplicação efetiva. Como recurso vital insubstituível, a água é um poderoso instrumento de organização sociocultural, geopolítica e econômica.

Ao descrever sua importância para a nossa sobrevivência, como patrimônio do Planeta, a ONU nos faz repensar como temos tratado esse bem tão precioso de maneira inconsequente, contaminando e fazendo uso indiscriminado, causando desequilíbrio ecológico pela demanda crescente e escassez, afetando cada vez mais lugares do planeta.

Comentários