José Belisário Pereira, mais conhecido como Poeta Zezinho, nasceu em Sacramento no dia 30 de junho de 1968; sendo filho de Anésio Pereira de Souza e Maria Cardoso de Souza. Até os 13 anos de idade, ele morou com a família na fazenda Palhares, localizada nas imediações da Gruta dos Palhares.
José Belisário casou-se com Evanilda dos Anjos Faria Pereira, com quem tem três filhos: Lisleida D’arc Faria Pereira, Letícia Brenda Faria Pereira e Diogo Ryan Faria Pereira. Há mais de 30 anos, Zezinho trabalha como mecânico de bicicletas; e como lazer, também dedica-se ao ciclismo, participando por mais de 15 anos de corridas de rua, sendo também Sócio fundador do Primeiro Clube de Xadrez de Sacramento-MG.
José é homem simples, romântico, caridoso e esperançoso, dedica seu tempo aos amigos e familiares. Ele relata que desde pequeno gosta de ler e escrever, os versos vem-lhe à mente de forma espontânea e a criação torna-se um processo prazeroso e dinâmico. “O Pensamento do poeta é um fluxo constante, eu não consigo parar.
A poesia tem dois momentos de alegria; o momento de criação e depois o momento de compartilhamento”.
Foi inspirado na filosofia do amor e da esperança que José Belisário lançou em 2008 o livro de poemas “Na Fronteira do Sentimento”, com poesias que retratam a sensibilidade e simplicidade do poeta Sacra
mentano. A obra desperta para a essência do ser humano, retrata os mais diversos espaços tanto da consciência quanto da natureza.
Externamos nossos agradecimentos ao poeta José Belisário Pereira por ter compartilhado sua história conosco e também por prestar relevante trabalho na cidade, de incentivo aos jovens à leitura e às artes em geral.
Texto: Eliana Garcia Vilas Boas
Fonte: José Belisário Pereira