sexta-feira, 7 agosto, 2020
Capa » Cidade » Igreja Centenárias do Desemboque serão restauradas
Igreja Centenárias do Desemboque serão restauradas

Igreja Centenárias do Desemboque serão restauradas

Uma parceria firmada entre a prefeitura e o ministério público, através do Conselho de Segurança Pública deu início ao projeto de restauração das duas igrejas do povoada do Desemboque, Matriz de Nossa Senhora do Desterro de 1973, e a Igreja dos Negros de Nossa Senhora do Rosário de 1972.

O projeto de restauração foi enviado ao Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de MG (Iepha) para apreciação. Sobre o cuidados e coordenação do secretário de desenvolvimento turismo e cultura Prof. Carlos Alberto Cerchi.

De autoria do renomado arquiteto Clayton Carili, o projeto já foi enviado ao Iepha para ser avaliado pelos técnicos do instituto, sendo aprovado dará início as obras.

Desemboque Berço da civilização do Brasil Central, fundado em meados do século XVIII, lugar de grande valor histórico e cultural. Dali partiram as Bandeiras colonizando toda a região hoje formada pelo Triângulo Mineiro e Alto Paraníba. Destas terras saiu o cônego Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswick , levanta à margem esquerda do ribeirão Borá um cruzeiro e uma capela, com o orago do Santíssimo Sacramento e sob o patrocínio da Virgem Maria. Foi esse Ato o primeiro da criação da freguesia do Sacramento, no

distrito de Nossa Senhora do Desterro de Desemboque. Para a fundação da Capela, foi doado o terreno do indispensável patrimônio, pelo capitão Manoel Ferreira de Araújo e sua mulher, D. Joaquina Rosa de Sant’Ana. Dali também foram retirados centenas de arrobas de ouro remetidos à Coroa Portuguesa no período do Brasil colônia.

Hoje repositório da história regional com suas igrejas bicentenárias de Nossa Senhora do Desterro e Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, ambas do século XVIII. Lugar aprazível às margens do Rio Araguari, aqui chamado “das Velhas”, recebe com a atenção da gente mineira os turistas que chegam ao local em busca da história, do descanso e do lazer.

Parceiro É Notícia

Comentários