Dia 21 de março dia da “POESIA”, a Prefeitura Municipal de Sacramento através da Secretaria de Cultura realizou uma homenagem póstuma a poetisa sacramentana Geralda Aparecida Bárbara, publicando uma de suas poesias, esta dedicada à sua filha pela passagem do seu aniversário.
Geralda Aparecida Bárbara nasceu no dia 14 de setembro de 1941, na cidade de Patrocínio, Minas Gerais. Filha de Maria Augusta de Jesus e Francisco José Adão, Geralda tinha oito irmãos. Veio para Sacramento com 6 anos de idade, quando a família iniciou trabalho em uma fazenda da região. Casou-se no dia 15 de setembro de 1963, aos 22 anos, com Francisco Vitoriano Bárbara, com quem teve nove filhos. Atualmente, somente sete estão vivos. Geralda era uma mulher forte e criativa. Escrevia poemas, músicas, tocava violão e teclado. Em sua casa havia muitos cadernos com poesias, que infelizmente, foram perdidos com o tempo. Faleceu no dia 02 de outubro de 2005, aos 64 anos de idade, deixando saudades a todos.
Hoje eu acordei com saudade de você
Peguei a caneta e assim fui escrever
Pedindo ao Pai eterno
Para sempre te proteger
Lhe dar força e saúde em todo seu viver
É seu aniversário, presente não posso dar
Fiz uma homenagem para te ofertar
E a luz do Espírito Santo irá te iluminar
Por onde você passar
Recebendo esta homenagem
Ouça ela com amor,
Pois está repleta de bênçãos do Senhor
Bem pertinho de você e de sua família
Aqui estou para cantar os parabéns
Parabéns, parabéns para você
Com muita alegria
Parabéns, parabéns Clarice Maria!
O dia Mundial da Poesia é comemorado em 21 de março, a data foi criada, em 1999, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, com o objetivo de homenagear os poetas e poetisas. Sendo também um momento de promover a diversidade das línguas e intensificar os intercâmbios entre culturas.