Últimas Notícias
Capa / Colunas / Drª Sarah Camargos reponde: Você sabe quando utilizar calor ou gelo para alívio da dor?

Drª Sarah Camargos reponde: Você sabe quando utilizar calor ou gelo para alívio da dor?

Uma forma de tratamento associado a lesões ortopédicas leves estão relacionados com a temperatura: a Termoterapia (calor) e a Crioterapia (gelo).

O calor promove o aumento do fluxo sanguíneo no local (através da vasodilatação) diminuindo tensões e promovendo relaxamento. O calor é melhor empregado em lesões que não envolvem inchaço ou inflamações agudas.

As compressas de calor são indicadas para espasmos, diminuir tensões e promover relaxamento e podem ser feitas com bolsas de água quente ou imersão de uma toalha.

Tanto para as compressas de água quente ou fria é necessário proteger a pele antes de usar: limpe o local e coloque uma fronha ou toalhinha entre a pele e a compressa, desta forma você previne queimaduras.

Para relaxar a musculatura são necessários 20-30 minutos de compressa de água quente, mas a partir de 15 minutos já é possível ver os resultados.

Já a Crioterapia (gelo) promove a vasoconstrição que é a diminuição do fluxo sanguíneo local. Desta forma obtemos o efeito anti-inflamatório, porque diminui o influxo de células inflamatórias e portanto, diminui a dor e o inchaço.

O gelo pode ser utilizado após atividades físicas, processos inflamatórios ou em traumas agudos como pancadas, entorses, lesões ligamentares). Para obter os efeitos desejados o gelo deve ser utilizado por 20 minutos e pode ser feito mais de uma vez ao dia principalmente nas primeiras 72 horas pós trauma.

Quando um tratamento de Termoterapia é necessário, ele deve ser feito em casa a fim de ter um maior aproveitamento do tempo de atendimento fisioterapêutico.

No caso de dor ou lesão sempre procure um profissional capacitado para te avaliar e auxiliar.

Sarah Camargos

Fisioterapia de Resultados

Crefito 251 755-F

Comentários