sábado, 4 julho, 2020
Capa » Colunas » Homenageada da Semana: Otanira Maria Oliveira

Homenageada da Semana: Otanira Maria Oliveira

Nascida na cidade de Sacramento Otanira Maria Oliveira, nasceu em 29 de agosto de 1946 filha de Geny Fernandes de Oliveira e João Gonçalves Pereira. Na região da Gruta dos Palhares o qual seus avós eram proprietários.

Ali viveu até os 7 anos de idade, teve 6 irmãos. Foi quando um Tio de seu pai veio de Centralina e com proposta de vida melhor para seu pai foram embora pra lá. Depois viu em Uberlândia uma chance melhor para trabalhar por ser carreteiro e lá havia uma ferrovia, assim foi passando os anos.

Quando sua vó chamada Virginia, esposa do saudoso José Aniceto faleceu ,  foi dividido as fazendas e aí retornaram para Sacramento, ou melhor para região da Gruta .Ali viveu sua adolescência, como sempre conta para nós seus filhos, não perdiam um baile em torno da Gruta, ela os primos e amigos que moravam por perto se divertiam muito , e como sempre fala era a pé que iam para os bailes. Em 1965 arrumou um namorado, como era difícil os encontros naquela época namoravam por carta, e as vezes recado por rádio, veio assim o noivado em 1965 o casamento. Desse casamento teve seus 3 filhos Virginia, Alessandra e Júlio.

 

Em 1975 perdeu seu esposo, ele que gostava muito de pescar, em um domingo de dezembro de 1975 falece no Rio Tijuco/ usina Prata. Motivo que a levou-a a voltar novamente para Sacramento, pois aqui teve o apoio de seus pais e irmãos para dar um novo recomeço em sua vida, pois só tinha 29 anos, seu caçula Júlio 5 meses Alessandra 4 anos e Virgínia 5 anos. Futuramente lhe deram 4 netos Lucas, Guilherme, Fernando e Joice do primeiro neto Lucas nasce Helena a primeira bisneta e agora esperando mais um neto de seu filho caçula Júlio (João Gabriel).

Neste período iniciou um curso de atendente de enfermagem na Santa Casa de Sacramento, onde foi convidada pela saudosa Irmã Tereza a trabalhar no hospital. Foi ainda irmã Tereza que a incentivou a fazer um curso de auxiliar de enfermagem na cidade de Belo Horizonte, conseguindo com êxito conclui-lo.

Guerreira, que viu na Santa Casa de Sacramento uma oportunidade de emprego e de amor por essa profissão, o qual já são 42 anos de dedicação e verdadeiro amor pelo que faz.

Por esta bela história de vida e dedicação ao próximo, recebeu por indicação do então vereador da época Luiz Antônio Sinhoreli, maior honraria do legislativo municipal a Comenda Dr. Clemente Vieira de Araújo, e agora em 2020 nas comemorações dos 200 anos da cidade de Sacramento foi umas das mulheres homenageadas no dia internacional da mulher, onde foi convidada a plantar uma arvore da família no bosque do bicentenário. Estas são algumas das dentre várias homenagens recebidas por Otanira.

GALERIA DE FOTOS

Vagas de Emprego

Comentários