Últimas Notícias
Capa / Cidade / Após dois anos 32º Encontro Regional de Folia de Reis é realizado em Sacramento
Após dois anos 32º Encontro Regional de Folia de Reis é realizado em Sacramento

Após dois anos 32º Encontro Regional de Folia de Reis é realizado em Sacramento

Associação de Folia de Reis de Sacramento com apoio da prefeitura Municipal por meio da secretaria de cultura realizou no último domingo (15), após dois anos sem realização devido pandemia da covid-19, o “32º Encontro Regional de Folia de Reis”, no Parque de Exposições Hugo Rodrigues da Cunha.

Se fazendo presente 12 de folias: Amanhecer no Oriente – Sacramento; Viajante do Oriente 1 – Sacramento; Companhia Divina Santa Estrela – Uberaba; Folia 3 Reis – Ibiá; Pai Eterno – Sacramento; Santos Reis – Pinheirinho; Amanhecer no Oriente 2 – Sacramento; Missionário Santos Reis – Uberaba; Estrela Dalva – Araxá; Nova Estrela – Sacramento; Adoração – Sacramento; Estrela do Oriente – João Pereira e Ítalo Rodrigo; Santo Reis de Igarapava. Essa importante manifestação cultural e religiosa, tradicionalmente cultivada em nosso município, remonta a passagem bíblica da visita dos três reis magos a Jesus Cristo, guiados pela Estrela do Oriente.

O prefeito Dr. Wesley De Santi de Melo, acompanhado da primeira-dama Maria Teresa Abrate Melo, prestigiou o festejo, que teve início às 8h com a celebração da santa missa em homenagem aos Santos Reis e, em seguida, contou com as apresentações das Companhias de Reis. O grande público também se fez presente para acompanhar apresentação e prestigiar as folias, mesmo com frio e chuva que caiu durante quase todo domingo.

Joao Pereira dos Reis presidente da Associação das Folias de Reis falou um pouco sobre sua trajetória no encontro e também fez uma avaliação do 32º Encontro, “Comecei ajudando no primeiro encontro na casa da cultura com 4 folias, eu era o capitão da Folia Estrela do Oriente. Os outros três eram o Abenide, Antônio e Agostinho. Ficou eu ajudando no encontro, hoje são 32 encontros com as bênçãos dos Três Reis Santos. Fui diretor quando Jair Ferreira era o presidente, depois que ele faleceu eu passei para vice junto com o Polaco, anos depois ele não pode mais fazer o encontro por motivos de saúde, me chamou para ser presidente, fez a eleição e eu ganhei com a bênção e força de Deus, junto com o Ti Carmo de vice, que veio a falecer ficando no lugar meu amigo Antônio Microondas. No nosso primeiro ano em 2019 preparamos o encontro com muito carinho junto com nosso amigo Zé Nicolau que nos ajudou durante anos nos encontros e que nas vésperas nos deixou e foi morar com Deus. Veio a pandemia e agora tivemos essa oportunidade e todos juntos fizemos este lindo encontro que acabamos de realizar, o encontro é uma família reunida, o presidente e sua família, os cozinheiros, devotos, patrocinadores, colaboradores. E também todos os nossos companheiros de folia e presidentes Jair e Polaco que não estão aqui fisicamente, mais que tenho certeza que nos abençoaram e nos ajudaram lá do céu. Agradeço a Deus, aos Três Reis Santos e a Nossa Senhora por estarem ao nosso lado e nos dar saúde e força para realizar o encontro.

Gratidão a todos à Prefeitura Municipal, Dr. Wesley de Santi por tudo e por tanto. À Secretaria de Cultura e toda sua equipe pela atenção, e apoio, a paroquia na pessoa de Pe. Leandro que celebrou a missa. A todos os devotos pelas doações e orações. E a todos os que diretamente ou indiretamente nos ajudaram para a realização do Encontro que não é nosso é dos devotos que a cada ano aumenta mais. Durante a pandemia foi muito sofrimento, convivemos com a incerteza, e ficamos muito tempo sem cantar a folia isso nos deixou muito triste a mim e a meus companheiros, em alguns momentos até perdemos a esperança de voltar a ter o encontro de folias. Aqui na minha casa recebi vários devotos e fiéis durante esse tempo, que vieram ajoelhar diante da bandeira, uns para pagar promessas e agradecer, outros para pedir uma graça, e outros para matar a saudade. A cada família que eu recebia aqui sentia em meu coração o quanto grande é a nossa missão. Durante esse tempo perdemos muitos companheiros que foram morar com Deus e que não conseguiram participar do tão esperado encontro. Foi por isso que quando surgiu a oportunidade de realizar o encontro, mesmo faltando pouco tempo, nós todos juntos nos unimos para fazer o possível para acontecer, hoje estamos juntos o ano que vem quem sabe…. Estamos com devotos e companheiros debilitados e que ficaram muito felizes em participar do encontro. Tivemos muitos contratempos, ao convidar as folias de fora muito não puderam vir por ter perdido muitos companheiros, estávamos apreensivos com o encontro, com a chuva, foi muito emocionante ver as folias chegando e ouvir elas cantando emocionando nossos corações. Foi uma mistura de sentimentos muitos choravam de alegria. Eu tenho mais idade e não sou acostumado com a modernidade, sou bem tradicional, fiquei muito surpreendido com o lindo painel com a imagem dos Três Reis Santos onde todos tiraram fotos, fizeram filmagens e muito emocionado quando o Secretário de Cultura Luiz Carlos de Souza Junior doou para a Associação, nunca vou esquecer isso. É um sinal que o nosso encontro está crescendo a cada ano que passa e que mesmo sem ter por 2 anos, ele não foi esquecido e sim muito esperado e abraçado. Gratidão a todos e até o ano que vem, onde estaremos todos reunidos se Deus quiser”, assim finalizou.  

FOTOS

Comentários