Últimas Notícias
Capa / Destaque / Homenageado da Semana: João Osvaldo Manzan
Homenageado da Semana: João Osvaldo Manzan

Homenageado da Semana: João Osvaldo Manzan

João Osvaldo Manzan, filho do Sr. José Manzan e Sra. Petronildes Urbano Manzan, natural do município de Conquista/MG, mas sacramentano de fato e direito nascido em 24 de janeiro de 1945.

Cursou o primeiro grau completo, trabalhou na fazenda Santa Maria  com seu pai até os 13 anos, e em 07 de abril de 1957, veio para a cidade de Sacramento.

Aprendeu a profissão de sapateiro, trabalhou de empregado até 1962 e neste mesmo ano montou uma pequena fábrica de calçados, tendo em 1964 uma das mais belas lojas de calçados, juntamente com seus dois irmãos. Em 1969 separou a sociedade e logo em seguida, comprou uma loja de Autopeças, e passou a administrar o seu sítio e a fazenda de sua mãe e lá está até hoje, onde foi também um dos maiores criadores gado gir.

Sua primeira participação em diretoria de entidades, foi em 1967 com vice residente do clube Atlético Sacramentano, logo assumindo a presidência do clube. Em 1968 juntamente com uma boa diretoria levaram o clube ao profissionalismo e neste mesmo ano disputaram a primeira divisão do Estado, só não se classificaram na chave porque perderam no saldo de gols, em seguida entregou o clube para os novos diretores com pouco dinheiro, mas também sem dívidas a pagar.

Em 1998 assumiu a vice-presidência do Sindicato Rural de Sacramento, e em janeiro de 1991 foi eleito presidente, logo em 1994 foi reeleito. Em janeiro de 1997, eleito pela terceira vez consecutiva. Em novembro de 99, ocorreram as eleições para presidente, havendo duas chapas concorrendo ao cargo, reeleito pela 4º vez consecutiva, assumindo o mandato 2000-2002, em novembro de 2003 reeleito para o mandato 2003/2005. Em 19 de janeiro de 1996 trouxe para Sacramento a Unimed e com grandes benefícios para todos os associados.

Foi presidente da comissão organizadora para a fundação da Cooperativa Agropecuária de Sacramento (COASA), foi diretor fundador da Credicoasa, fez parte também da comissão para criação da FrutiVale em Uberaba, criador do PIAR (Programa de Inseminação Artificial Rural), do CAE (Conselho de Alimentação Escolar).

Agraciado em 1997 com o Título Honorário de Cidadão Sacramentano, data que jamais se esquecerá.

Apresentador do programa Informativo rural, eleito o programa de maior audiência em 1999, em pesquisa feita pela Pró Pesquisas e Promoções Ltda. e também premiado como o produtor rural do ano de 1999. Já foi agraciado com mais de 10 cartões de prata de várias entidades, e possui 4 certificados de honra ao mérito, participou também 1º Congresso Brasileiro de Dirigentes Rurais, em Brasília em 1994.

No dia 19 de novembro de 2000, tomou posse na diretoria da época da FAEMG (Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais), a qual fez parte com alegria representando a classe produtora de Sacramento.

Considera-se uma pessoa extremamente feliz e honrado por ter participado de várias entidades de nossa cidade e também pertencer a uma classe extremamente importante para toda sociedade, e também defensor da perfeição, “A NATUREZA”.

FOTOS

Comentários