Últimas Notícias
Capa / Destaque / Homenageado da Semana: João Pereira dos Reis
Homenageado da Semana: João Pereira dos Reis

Homenageado da Semana: João Pereira dos Reis

João Pereira dos Reis, nasceu em 17 de junho de 1953; é filho de Armezina Mazilia de Jesus e Sebastião Pereira dos Reis. Nasceu na zona rural de Perdizinha onde foi criado com muita luta e amor, e viveu com muita alegria ao lado de seus pais “que são a sua maior saudade”, filho primogênito ele ajudou desde pequeno no sustento e criação de seus 4 irmãos. Já adulto ele tocava viola, violão, sanfona e cantava e alegrava os bailes e festas da redondeza junto com eles. E foi cantando em um desses bailes que conheceu sua esposa.

Em 1986 casou – se com Clarice Aparecida Flavio, tendo duas filhas Andriele Aparecida Pereira e Graziela Roberta Pereira (Marciano) e 3 netos (as), com o casamento ele também criou dois filhos de coração Rosangela Flavio (José Eurípedes) e Amarildo Flavio (Luciana) e 4 netos. Sempre foi um bom filho, um ótimo marido, um avô carinhoso e pai exemplar, um homem muito humilde, trabalhador, dedicado inteiramente à família e de um coração enorme que não cabe no peito, sempre disposto a estender a mão e ajudar ao próximo, sua vida sempre foi de muitas provações e luta e ele sempre foi guerreiro enfrentou as dificuldades e problemas de saúde com muita fé e coragem sem nunca reclamar, aceitando sempre a vontade de Deus.

João da pipoca, assim ele é conhecido por muitos, apelido respeitoso acompanhado de anos de profissão que ele dedica com muito orgulho e que proporcionou muitas alegrias para ele e sua família. Muitos desses amigos foram conquistados em função desse trabalho no Salão São Clemente, no parque de exposição, nas festas culturais, festas juninas, no carnaval, quermesses e aniversários. Muito trabalhador esteve sempre com um sorriso no rosto, virando noites e dias empurrando o carrinho de pipoca para ir aos eventos ao lado de sua esposa e de suas filhas para levar o sustento para casa.

Nunca teve medo de trabalhar, com pouco estudo começou ainda criança e sempre abraçou as oportunidades. Aos 18 anos ele já trabalhava com o senhor Mario (in memorian), na máquina de Café e cereais Almeida, como maquinista. Saía de madrugada com sua bicicleta e marmita na garupa e voltava muito tarde da noite, chegando sempre sujo e cansado, mais sempre grato, animado e alegre, lá trabalhou por anos. Sr. Mário sempre depositou nele muita confiança, e foi para ele um exemplo, um grande amigo e um segundo pai.

Também é conhecido como João da folia, por sua fé inabalável e sua devoção aos Três Reis Santos. Em sua família a folia de Reis é passada de geração em geração. Desde criança ele acompanhava seu pai Sebastião que era muito devoto dos Santos Reis e tinha a função de alferes em uma companhia. Seguindo os ensinamentos do pai com 16 anos fundou a companhia Estrela do Oriente em 1969. Na folia ele exerce a função de capitão com o objetivo de passar a mensagem do nascimento do menino Jesus, cumprindo as promessas dos devotos, sempre seguindo a profecia dos Santos Reis. Com grande devoção, ele participa a muitos anos da diretoria representante das Folias de nossa cidade. Sempre com muita dedicação, ao lado de seus companheiros de folia e de muitos devotos ele trabalhou 32 anos, para a Realização dos encontros em nossa cidade. Ele sempre fez questão de levar e acompanhar as companhias nas viagens para as outras cidades, sempre cantando, orando e louvando a Maria.  Muito católico, ele participa da igreja, e é muito devoto do Divino Pai Eterno e romeiro fiel de mais de 30 anos de Nossa Senhora da Abadia na Água suja. Sua família foi criada e construída no caminho da fé. Eles junto com sua esposa sempre levaram seus filhos a igreja e ensinaram a seguir o caminho de Deus.

Em 2019, João Pereira assumiu no dia 12 de janeiro, a presidência da Associação das Folias de Reis de Sacramento. Durante anos ele presenciou muitos milagres e teve muitas graças alcançadas em sua vida e de sua família, graças essas que deixaram por várias vezes, até os médicos surpresos. João, ensinou e incentivou várias crianças e adolescentes a cantar e tocar a folia, ele passou os ensinamentos que recebeu de seu pai para sua filha Adriele, e agora está passando para o seu neto Ítalo Rodrigo que canta como capitão e que desde de criança acompanha e segui os passos do avô. Ele os ensina para que eles deem continuidade a tradição familiar. Para João os Três Reis Santos representam tudo em sua vida e caminham sempre ao seu lado, desde o seu nascimento, quando recebeu sua primeira graça, a superação o milagre da vida.

Todos os anos no Natal, João reúne a família para rezar e agradecer aos Três Reis Santos em seu Presépio montado por ele mesmo feito de capim seco, com uma linda estrela do Oriente, sua casa é a mais brilhante e iluminada da rua. E recebe vários devotos em oração.

João Pereira, sempre cativou as pessoas por onde passa, e conquistou muitos amigos ao longo de sua vida, e está sempre rodeado por eles.  Hoje já aposentado, sua maior alegria é cantar a folia de Reis e estar junto a família, com saúde. E em grande parte do tempo ficar rindo e contando os causos sentado no banquinho da frente da sua casa, lá na rua da Ritinha, casa essa construída com muita luta, para o lar da sua família abençoada.

FOTOS

Comentários