Últimas Notícias
Capa / Destaque / Legião de Maria, 60 anos em Sacramento

Legião de Maria, 60 anos em Sacramento

Aracy Lopes Pavanelli Adelina T. Magnabosco Ilma Gomide Almeida

Na última sexta-feira dia 04 de março as legionárias de Maria comemoraram 60 anos em Sacramento em missa realizada na Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, presidida por Pe. Leandro.

A Legião de Maria (em latim Legio Mariae) é uma associação internacional de fiéis leigos da Igreja Católica Apostólia Romana formada por leigos que servem de forma voluntária com a finalidade de contribuir para a ação evangelizadora da Igreja. Está sob a proteção de Nossa Senhora e com aprovação da Igreja, que pela oração e pelo trabalho apostólico, promove a santificação de seus legionários.

Foi fundada em Dublin, na Irlanda, em 07 de setembro de 1921, véspera da Natividade de Nossa Senhora. Portanto completando 100 anos de fundação neste ano de 2021. Seu fundador foi Frank Duff, um leigo que está em processo de beatificação.

No Brasil chegou em 1951, no Rio de Janeiro, (70 anos). Em Sacramento teve início em 04 de junho de 1961, trazida por Padre Antônio Borges (60 anos). A primeira reunião foi realizada na capela de Nossa Senhora do Rosário, no dia 04 de junho de 1961 com a presença de uma representante da Cúria, da Catedral de Uberaba-MG; do diretor espiritual Padre Marcos Mooser e de 15 membros ativos alistados. Foi escolhido o nome do Praesidium (grupo) como Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento. Dentre os membros foram nomeados como oficiais: Presidente: Aracy Lopes Pavanelli, vice-presidente: Carmelita Bernardes Borges, Secretária: Irene Afonso Mendes, tesoureira: Maria Aparecida Castanheira dos Santos.

Estiveram ao longo desses 60 anos na direção do Praesidium (grupo) os seguintes membros: 1º Aracy Lopes Pavanelli, 2º Maria Aparecida Castanheira dos Santos, 3º Irene Afonso Mendes, 4º Maria do Carmo Chaer Borges, 5º Adelina Teresa Magnabosco, 6º Messias Guilhermina Gomes, 7º Adelina Teresa Magnabosco, 8º Cirlene de Sousa, 9º Maria Lúcia Pereira da Silva, 10º Luzia Januário Dias, 11º Maria do Carmo (Carminha) 12º Ilma Gomide Almeida (atual).

Os oficiais atuais são: Presidente: Ilma Gomide Almeida, vice-presidente: Terezinha de Fátima Mota, secretária: Maria Augusta de Rezende, tesoureira: Adelina Teresa Magnabosco

Atualmente o Praesidium (grupo) é filiado à Cúria Maria Imaculada da Paróquia do Santíssimo Sacramento de Uberaba. As reuniões são feitas na Sala São José, (Basílica) toda terça feira, às 15h30 com duração máxima de 90 minutos. No momento, em razão da pandemia, as reuniões e os trabalhos estão suspensos.

Podem ingressar na Legião de Maria, todo católico praticante, homens e mulheres, casados e solteiros, sem distinção de classe, profissão ou cultura. Os membros da Legião de Maria estão divididos em dois grupos: Os Membros ativos que tem como obrigação: Oração, reunião e Apostolado. Os membros auxiliares que são aqueles que não podem ou não querem participar das reuniões rezam diariamente as orações especiais da Legião, (téssera) e o terço.

O trabalho dos legionários é promover a evangelização por meio da oração, levando conforto espiritual a quem mais precisa, é frequentar as casas, conversar com os idosos, com os doentes, rezar com quem mais necessita. Não é rezar por eles, é rezar com eles.

A administração da Legião de Maria está confiada aos seus diversos conselhos. Cabe a estes conselhos dentro da sua jurisdição, assegurar a unidade, defender os ideais primitivos da Legião de Maria, guardar puros o seu espírito, os seus regulamentos e os seus costumes, conforme o Manual Oficial da Legião de Maria e tratar da sua expansão.

O nosso grupo, Praesidium (Sacramento) está subordinado à Cúria (Uberaba) que está subordinada à Régia (Uberlândia), por sua vez subordinada ao Senatus (Belo Horizonte) que finalmente subordinado ao Concílium Legionis (Dublin- Irlanda) que é a autoridade suprema da Legião de Maria.

Palavras do Papa João Paulo II: “Sois um movimento de leigos em que vos propondes a fazer da fé a aspiração da vossa vida, para conseguirdes a santidade pessoal. Vós pretendeis servir a cada pessoa, imagem de Cristo, com o espírito e a solicitude de Maria. ”

Comentários