Últimas Notícias
Capa / Cidade / Prefeitura Municipal Inaugura Academia da saúde Alaor Affonso de Almeida.
Prefeitura Municipal Inaugura Academia da saúde Alaor Affonso de Almeida.

Prefeitura Municipal Inaugura Academia da saúde Alaor Affonso de Almeida.

O prefeito municipal Wesley de Santi de Melo (MDB), entregou a comunidade no final da manhã de terça-feira (6), a academia da Saúde Alaor Affonso de Almeida, anexo a UBS Maria Aparecida Magnabosco Zago (PSF Cohab), ele que seu discurso enfatizou a importância da promoção da saúde e que ali poderá ser praticado exercícios pelos moradores do bairro.

O secretário de saúde e neto do homenageado, super emocionado falou da ajuda ao próximo e da importância de seu avô na vida familiar a como exemplo e na comunidade ressaltando seu trabalho. Focou também na importância a pratica de exercícios físico. A academia foi inaugurada ao lado da Unidade Básica de Saúde Maria Aparecida Zago na Cohab, presentes na cerimônia de inauguração o vice-prefeito Osmar Trevisan Junior (PL), o presidente da câmara municipal Dr. Pedro Teodoro Rodrigues de Resende ao lado dos vereadores, Carlos

Rodrigues “Bananal”, Sargento Edna, Marcio Luiz de Freitas, Gregório Pinheiro, Dr. Talhys Andrey, Prof.ª Léia, o Presidente da Associação dos Moradores da Cohab, José Idualte, representando a família do homenageado, o neto e Secretário de Saúde Dr. Reginaldo Afonso dos Santos, as netas Maria Amélia Afonso e Maria Elisa Cruvinel, as bisnetas Gabriela Afonso e Cecília, além da equipe de secretários, servidores e público em geral.

O Programa Academia da Saúde (PAS), é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado, que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos onde são ofertadas práticas de atividades físicas para população. Esses polos fazem parte da rede de Atenção Primária à Saúde e são dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados. Como ponto de atenção no território, complementam o cuidado integral e fortalecem as ações de promoção da saúde em articulação com outros programas e ações de saúde como a Estratégia Saúde da Família, os Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF) e a Vigilância em Saúde.

Quem foi Alaor Affonso de Almeida

Alaor Affonso de Almeida, sacramentano, nasceu em 06 de dezembro de 1901 e

faleceu no dia 28 de outubro de 1989.

Casado com Maria Alves de Almeida, também sacramentana, iniciou a sua vida familiar no setor da pecuária com a criação de gado leiteiro e de corte, razão pela qual entrou no comércio no ramo de açougue montando o Açougue Nossa Senhora da Abadia, que durante muitos anos foi o único açougue da cidade.

Pai de 7 filhos Adail, Ary, Almir, Lourdes, Célia e Maria Abadia que lhe renderam 38 netos e vários bisnetos.

Homem de grande religiosidade era muito devoto de Nossa Senhora da Abadia e sempre participava das festas religiosas da cidade. Era muito caridoso e estava sempre a ajudar a Igreja e às pessoas que a ele recorria.

Sua casa vivia sempre cheia dos parentes que moravam nas fazendas e nas cidades vizinhas. Todos sentiam prazerosos em saborear os quitutes e doces da vovó Maria. Sempre foi uma família muito unida e respeitada na cidade.

Sr. Alaôr (ou vovô Alaor) era dotado de uma simplicidade ímpar, amigos de todas as pessoas que o conhecia, muito brincalhão, até hoje todas as pessoas que o conheceram lembram com saudades do Sr. Alaôr do Açougue.

Comentários