sábado, 4 julho, 2020
Capa » Cidade » Sacramento se despede Antônio Claret Scalon, o Polaco

Sacramento se despede Antônio Claret Scalon, o Polaco

Antônio Claret Scalon, Polaco assim como e conhecido por todos faleceu na tarde da última quinta-feira (28) na Santa Casa de Misericórdia Sacramento, deixando um grande legado em nossa cidade.

Quem não se lembra do estimado Polaco da Praça de esportes, do carnaval, da folia de reis e da fanfarra, sempre firme e com maestria liderava por onde passava fazendo bonito.

Umas de suas últimas aparições em público foi neste ano no Carnaval do Bicentenário de Sacramento, Antônio Claret Scalon compôs o conjunto de pessoas que foram homenageadas como “Personalidades do Carnaval” e teve sua caricatura exposta na Avenida do Samba. Ao desfilar na Passarela do Samba, Polaco surpreendeu e emocionou o público presente, pois nem mesmo suas dificuldades o impossibilitaram de participar da festa que ele tanto amava e que por vários anos ele esteve à frente na coordenação. Polaco foi velado por amigos e familiares, em cima do seu corpo estava as bandeiras da cidade de Sacramento, e da associação de folias de reis, momentos de muita emoção foram vividos durante o seu velório onde recebeu inúmeras homenagens como a da folia de Reis que cantou, e no momento sepultamento que foi realizado as 22:00 do cemitério São Francisco de Assis a Fanfarra da Escola Estadual Cel. José Afonso de Almeida prestou também a sua última homenagem a Polaco que esteve por muito tempo à frente da mesma.

Filho de Antônio Scalon Sobrinho (Tonicão) e Rita de Oliveira Scalon, Antônio Clarete Scalon, Polaco como é conhecido por todos é paranaense de nascimento nascido em 19 de dezembro de 1951 em Arapongas. Casado a mais de 40 anos com Valeria Schiffini Scalon, com quem teve três filhos Tiago (in memória), Karla e Megg e 2 netos Lucas e Antônio Neto e 2 netas Flávia e Marcela.

Antônio Clarete Scalon, o Polaco, é daquelas pessoas que podemos chamar de pau para toda obra. Estava sempre pronto para ajudar e não recusava nenhum tipo de trabalho. Já fez um pouco de quase tudo na vida. O ritmo de vida já não era mais o mesmo da bela idade dos 20, 30 anos devido a uma doença quo o acometeu, até o seu falecimento. Mas o jeito era o mesmo de sempre e que o fez conhecido por todos em todas as atividades assumidas.

Foi Polaco que coordenou por muitos anos, as competições de natação, bochas, truco, jogos de inverno e o mais esperado de todos os anos, o

Campeonato dos veteranos da Praça de Esportes. Nós temos áureos da Praça, ele também criou a escolinha de futebol com a garotada dos 5 aos 18 anos.

Organizador, apresentador, locutor e jurado do carnaval de rua de Sacramento. Já foi diretor de escola e sempre esteve do lado do carnaval. Figura importante e essencial em nosso carnaval tanto que desde de 1983 este à frente da organização, dedicou sua vida a organização do mesmo.

Umas de suas grandes emoções era ver o amigo Murilo Scalon com Rei momo no carnaval, a evolução das escolas, ver foliões se tornarem inesquecíveis por seu amor pelo samba. Se entretecia quando alguns se exaltavam e começavam as brigas. O carnaval e uma de suas paixões.”

O Polaco, que foi um dos principais nomes à frente das folias de reis da cidade, os quais foi um dos fundadores e coordenador do encontro Municipal e Regional das folias de reis de Sacramento.

Polaco e referencia por onde deixou sua marca de trabalho. Foi o Polaco da Fanfarra da Escola Coronel, das Folias de Reis, dos rachas da Praça de Esportes, Polaco do Carnaval, Polaco grande contador de causo, histórias.

Polaco foi agraciado com Título de Cidadania Honoraria de Sacramento, conforme resolução número 183, de 04 de junho de 2001, de autoria do então Vereador Marcos dos Santos Pires, e a comenda da ordem do Mérito Legislativo da Câmara Municipal de Sacramento Dr. Clemente Vieira de Araújo por indicação do vereador Rafael Scalon Cordeiro. Dentre inúmeras outras homenagens que ele recebeu ao longo de sua história de vida.

Polaco deixa um legado que será eternizado na memória dos sacramentanos que tiveram a alegria e conviver com eles e para as futuras gerações.

Vagas de Emprego

Comentários