Últimas Notícias
Capa / Cidade / Secretária de Cultura comemora dia do Artista Plástico com exposição “Revelando Sacramento”

Secretária de Cultura comemora dia do Artista Plástico com exposição “Revelando Sacramento”

O Dia do Artista Plástico é nacionalmente comemorado no dia 8 de maio, a data presta homenagem aos pintores, escultores e também a todos aqueles que desenvolvem outras práticas artísticas. A data, instituída em 1950, ocorre no dia do aniversário do pintor José Ferraz de Almeida Júnior, considera-o um ícone da arte plástica brasileira.

Em Sacramento, a Secretaria Municipal de cultura comemorou a data com a realização de uma noite cultural em homenagem aos artistas plásticos da cidade. O evento, realizado na última segunda-feira (9), na Casa da Cultura Sergio Pacheco, expôs telas de diversos artistas que retrataram em suas obras personalidades, imagens sacras, casarões históricos, espaços culturais e religiosos do município.

Lima Duarte – Marilese Pacheco

Os seguintes artistas tiveram suas obras expostas: Marilese de Almeida Pacheco; Fernanda Kelly Nascimento; Maria Cecília Candido de Melo; Tarcísio Eduardo Tasse; Yasmin Silva Oliveira; Magella Maria Leite Santana; Ito Ferreira; Maria Lúcia do Nascimento Reis; Maria Luiza do Nascimento; Silvia Luce Bisinotto; Leane Scalon; Fabiano Augusto dos Santos; Gustavo A. Mendes; Déia Loiola; Beatriz Alves Almeida; Padre Beltrami (Saudosa memória); Viviane Alves Mendes, Gustavo Mendes; e Ângela Cristina Zago. 

Casarão dos Sirino – Lucia Reis

A solenidade contou ainda, com apresentações musicais.  Apresentou-se no palco da Casa da Cultura o Coral Edim Neves sob a regência do maestro Guilherme Kassabian.  Carolina Ribeiro, acompanhada dos instrumentistas Delcides e Guilherme cantou a música “Carolina Maria de Jesus”. Os irmãos Rodrigo e Guilherme Kassabian, também abrilhantaram a noite.

Antiga entrada Bairro Perpetuo Socorro – Silvia Bizinoto

O poeta Douglas Faria Gomes, também se apresentou no palco, declamando uma de suas poesias. Por fim, o artista Denis Balduino, grafitou uma obra em tempo real e recebeu o carinho do público que o aplaudiu.

A exposição “Revelando Sacramento” proporcionou momentos de troca de experiência, expondo os trabalhos de diversos artistas que carecem de espaços para a divulgação de suas obras, segundo o diretor de cultura do município Luiz Alberto “O presente projeto tem como objetivo, revelar Sacramento através de pinturas de artistas plásticos sacramentanos, que reproduziriam em obras de arte, personalidades, pontos turísticos, casarões e patrimônios de Sacramento.”

Palácio das Artes – Maria Luiza

Para a artista plástica Magella Leite “a exposição ficou muito bonita, grande parte dos artistas da cidade, expuseram suas obras ornamentando a Casa de Cultura Sérgio Pacheco”. Magella também expressou seu contentamento com a noite cultural; “fiquei emocionada ao ver minha obra e a de outros artistas em exposição, estou muito feliz”.

Casarão Desemboque – Magela

Já artista Plástica Maristela relatou “Nossa exposição foi e está sendo um sucesso, várias pessoas comentando nas redes sociais, muitos elogios e isso é muito importante e bom para nos dar mais ânimo para continuar, e precisamos disso não é mesmo? O expectador, eles são nossos termômetros. ”

Igreja N. S. Rosário – Leane Scalon

Comentários