Últimas Notícias
Capa / Cidade / Tradicionais coroações são realizadas nos 40 anos de Coroação de Nossa Senhora
Tradicionais coroações são realizadas nos 40 anos de Coroação de Nossa Senhora

Tradicionais coroações são realizadas nos 40 anos de Coroação de Nossa Senhora

Fé, música e oração. Com esse espírito, fiéis participam da novena que antecede o dia da festa da padroeira do município de Sacramento Nossa Senhora do Patrocínio do santíssimo Sacramento que neste ano comemora 40 anos de sua coroação oficial como padroeira do município.

A novena deste ano que tem a seguinte programação, todos os dias oração do terço as 18:30hs e as 19:00hs missa, novena e as tradicionais coroações .

O primeiro dia da novena em louvor  a Padroeira de Sacramento também deu-se inicio as tradicionais coroações antes real ziadas somente pelas escolas,e agora deu lugar também as pastorais e movimentos da Paroquia Basilica como os jovens do EJC e Pascom, que coroaram Nossa Senhora, nas palavras de da coordenadora da Pascom e do EJC Local Lívia Pereirinha “ O movimento EJC – Encontro de Jovens com Cristo, tem como alvo principal os jovens inseridos territorialmente na paróquia, procurando despertá-los para sua verdadeira vocação de cristãos. É um serviço cristão, espelhado no Encontro de Casais com Cristo (ECC). O primeiro encontro aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de setembro 1971 em São Paulo, criado por padre Alfonso Pastore para atender as demandas da Pastoral Familiar Paroquial, para que a família pudesse viver em unidade em seu servir, assim, carinhosamente, temos os casais participando conosco, nossos tios. Por ser um movimento de serviço cristão, alguns jovens de nosso EJC, assumiram a Pastoral da Comunicação de nossa paróquia, e hoje, juntos, vem prestar sua homenagem à Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento. Neste ano em que comemoramos nosso Cinquentenário, queremos agradecer a Nossa Senhora por ser sempre nossa fiel intercessora. Em Maria, sentimos sempre um cheiro de rosas, as rosas que nos sustentam na caminhada, e nos fazem caminhar cada dia mais, pra perto de Deus” finalizou.

Revivendo os velhos tempos os jovens participantes do projeto  Força Jovem (2002 a 2012), voltaram aos pés de Maria juntos com cônjuges e filhos que constituíram, prestaram um alinda homenagem a Padroeira de Sacramento, contanto um pouco seu história que foi ressaltada em cada entrada Nilton Oliveira. “ Aqui estamos onde parou Cônego Hermógenes e fez erguer um cruzeiro ao lado esquerdo do Ribeirão Borá, uma capela coberta com folhas de Indaiá e a dedicou ao Santíssimo Sacramento, sob o patrocínio de Maria.  Há duzentos anos veneramos nestas terras do Santíssimo Sacramento a imagem de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento. Quantas e quantas gerações diante dela já passaram, quantos diante dela alcançaram graças e agradeceram de joelhos as bênçãos recebidas.  Por estes corredores centrais quantas famílias vieram e veem como hoje render graças a mãe do patrocínio, famílias que sempre a viram com guardiã de nossa terra, a mãe amorosa, aquela que sempre se fez presente na vida de todos.

No dia 24 de maio terceiro dia da novena o Colégio Rosseau, através seu professores prestaram um linda homenagem a nossa Senhora, enalteceu Elvani Pavanelli antes de iniciar a coroaçãoAleluia, Aleluia, Aleluia . O Espirito Santo se faz presente em Maria que concebeu o Filho de Deus. Realizando a Trindade Santa. Eis o grande mistério! Como mãe do Salvador se torna a  redentora , a medianeira, a protetora e a Divina para nós Cristãos. Rogamos, mais uma vez, a Vossa proteção. Neste momento da terrível dor que assola a humanidade, cubra nos com vosso manto; Que nossos caminhos sejam iluminados pela vossa luz, E assim com alegria a coroamos, Magnifica , Magnifica, Magnifica! És Tu oh Mãe Santíssima!”

No dia 25 de Maio Saúde de Sacramento foi ao pés de Maria agradecer e suplicar as graças e uma linda emocionante coroação os profissionais de saúde coroaram nossa Senhora, ressaltou a enfermeira Renata Viana “Maria, tu sempre brilhas em nosso caminho como sinal de salvação e esperança.  Nós nos entregamos a Ti, todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente cuidando de nós e nossas famílias, que vem hoje até os pés de nossa padroeira, rogar bênçãos e proteção lhe coroando nossa mãe e protetora.  Maria nos livre do vírus; cure os infectados; auxilie-nos no exercício consciente da prevenção e do isolamento social; afaste o pânico e o desespero; eduque-nos para não sermos indiferentes aos dramas das nações; fortaleça os profissionais da saúde; ilumine os cientistas e estudiosos para a elaboração de medicamentos e da vacina; dê sabedoria e bom senso aos governantes; não permita que a pobreza e outros dramas de opressão social sejam esquecidos; guarde os trabalhadores e os seus direitos; inspire os empregadores a valorizar a vida acima do lucro; proteja a Igreja e o papa; ensine a valorizarmos as relações humanas; console os enlutados e receba nos céus os falecidos”

Quinto dia da novena dia 26 de maio Escolas Municipais de Sacramento, sem os alunos como de costume, a secretaria de educação com as direções das escolas estaduais prestaram uma linda homenagem a Nossa Senhora, que mais uma vez emocionou a todos os presentes na Basílica e que acompanhavam pelas redes sociais. “O corpo docente das escolas municipais do município de Sacramento, vem com muita alegria nesta noite reverenciar a Padroeira do nosso município Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, hoje de um modo diferente sem nossos alunos e trazendo o novo modelo de ensinar que a pandemia da COVID-19 nos colocou, longe contato humano mas interligados pelas redes sociais” assim deu início a coração através das palavras da Diretora …..da Escola Municipal Dr. Afonso Pena Júnior. Rogamos hoje a nossa Senhora que livrou e intercedeu outrora de contra tantos males, escute nossas preces diante do atual quadro de avanço da doença provocada pelo coronavírus. Recorremos a mãe do Patrocínio do Santíssimo Sacramento  para interceder diante de todas as pessoas que neste momento de pandemia buscam encontrar a cura do vírus e por todas aquelas que procuram meios para superar este tempo de incertezas e dificuldades. A Mãe do Patrocínio caminha conosco. A a reconhecemos como mãe. Mãe de Jesus, mãe nossa”

No dia 27 de maio as Escolas Estaduais de Sacramento coroaram Nossa Senhora através das mãos inocentes de duas alunas lindas vestidas de anjos  ladeadas pelas direções das escolas com seu respectivos brasões. Ressaltou o professor Silas Bonetti, “ é com muita alegria, com o coração agradecido e cheio de amor, que nós das Escolas Estaduais, estamos aqui hoje, para mais uma vez, prestarmos nossa singela homenagem a Nossa Mãe Maria. Aqui venerada como Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento… Sabemos que todo ato de amor resulta em misericórdia. E essa prática se faz cada vez mais necessária tendo em vista o mundo cheio de individualismo e preconceitos em que estamos vivendo…Deus que é misericórdia infinita, não nos pede o impossível. Simplesmente a prática do bem. Amando concretamente Jesus na pessoa de nossos irmãos…Assim, te pedimos em oração! Ó Maria que proclamais e exerceis a misericórdia, fazei de nós autênticos apóstolos deste mistério de amor em nossos tempos, para que possamos alcançar através de nossas obras os frutos da misericórdia do Pai, nossa salvação e a tão sonhada paz! Para construirmos juntos um mundo novo e bem melhor para todos nós! Neste momento, com muita fé e confiança, carinhosamente vamos repetir o gesto de Seu Filho Jesus no Céu. Te coroar como Rainha do céu e da terra!

A novena e as coroações ainda seguem até dia 31 dia onde pelas mãos do ex-prefeito e autor da lei que 173 que institui  Nossa senhora do Patrocínio do Santíssimo  Sacramento Dr. José Alberto Bernardes Borges e o prefeito Wesley De Santi de Melo (Baguá), Nossa Senhora será coroada durante missa solene as 17:00hs na Basilica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria.

GALERIA DE FOTOS

Comentários