Últimas Notícias
Capa / Editorial / Preservação de água, preservação da vida

Preservação de água, preservação da vida

A água se tornou, nos últimos anos, o assunto mais comentado no Brasil e no mundo, principalmente pela falta desse bem, regiões brasileiras como Pantanal foi muito afetada pela seca, que vem afetando nascentes, rios e reservatórios responsáveis pelo abastecimento de grandes cidades como o caso de São Paulo e Rio de Janeiro.

Com o final das chuvas se aproximando, podemos ver diariamente nos noticiários, que para o enchimento dos reservatórios precisa chover mais do que vem chovendo, mas é ai que o povo se engana, a chuva é passageira o que garante o enchimento das mesmas, são as nascentes, são elas que garantem esse abastecimento.

(essas informações logo faram parte dos noticiários)

A busca incessante pelo poder faz os homens irem cada vez mais longe, acabam com as matas ciliares, derrubam as florestas, acabam com os mananciais e poluem os rios. Essa exagerada degradação faz com que cada vez mais viremos reféns de nossas próprias atitudes.

Rever atitudes, buscar ideias e principalmente, preservar a natureza são pontos fundamentais para melhoria da vida, devemos preservar o mundo para que gerações futuras saibam pelo menos o que era a “NATUREZA”.

A preservação e recuperação das nascentes d’água não se tornou somente uma obrigação observada em leis criadas para sua regulamentação, mas sim a continuidade da vida, ações que possibilitam a sobrevivência de gerações futuras.

O velho ditado “se não faz por bem, faz por mal”, ficou bem evidente nas ações de mineiros, paulistas e cariocas recentemente. Com a falta d’água nos últimos anos, muitos começaram a rever atitudes, as quais, devido a sempre abundância de água, nunca antes foram realizadas.

As nascentes dão origem a rios, córregos e principalmente represas, as quais garantem o abastecimento de um número considerável de pessoas, mas devido ao desmatamento das encostas e matas ciliares, pela impermeabilização do solo e o uso inadequado deste nas áreas rurais, essas nascentes vêm sumindo.

Tenham sempre em mente, é através da mudança de hábitos e da recuperação desses eco-sistemas que poderemos recuperar nossa água, é através da ajuda de todos, e pelo empenho de uma nação inteira. Somente assim poderemos mudar essa realidade.

Precisamos dimensionar nossa presença no mundo, avaliando comportamentos, modificando ações, nossa conduta pode mudar o mundo, podemos ser agentes da preservação, várias pesquisas no setor revelam que as mudanças climáticas estão relacionadas através da atuação humana.

Aquecimento global, destruição das matas, catástrofes ambientais, o homem é o único responsável. Mas podemos inverter este processo. Precisamos mudar a direção das

coisas, buscar a preservação, cuidar do planeta. Devemos ser protagonistas dessa história.

Preservar o planeta é preservar a morada coletiva, onde nascemos e moramos. O compromisso é de cada um que aqui habita, não podemos delegar a ninguém. Esse cuidado, é uma obrigação de todos, zelar e cuidar pra vida não acabar.

Carlos Antonio Rodrigues

Comentários