Últimas Notícias
Capa / Editorial / Violência no Brasil

Violência no Brasil

Mais uma vez estamos aqui falando sobre um assunto, que é tema em todas reuniões de família, amigos, comércio e outros seguimentos da nossa sociedade, nos últimos anos a segurança pública é um problema fundamental e um verdadeiro desafio para o estado.

Para especialistas e público geral a sensação é de desespero total, o brasileiro tornou refém do crime, os problemas relacionados ao aumento das taxas de criminalidade, sobretudo nos grandes centros, vem aumentando paulatinamente.

A ineficiência preventiva de nossas instituições, no que tange corrupção, fugas, aumento nos índices de criminalidade, um judiciário engessado, rebeliões, e um sistema judiciário moroso deixa cada vez mais o cidadão desacreditado.

Os desafios enfrentados por parte dos policiais, influência muito na resolução dos casos, baixos salários, falta de equipamentos, um fato concreto é o que acontece em todas cidades brasileiras, bandidos armados com “.50”, e policiais portando armas bem inferiores que os bandidos.

O debate sobre segurança deve ser ampliado, e a melhoria no que se refere a políticas públicas deverá existir soluções práticas e urgentes, não podendo ser somente uma prerrogativa da justiça criminal e os vários departamentos da polícia (civil, militar e federal).

O fortalecimento das instituições se faz necessário, buscando a retomada gerencial do estado, impondo a lei, e fazendo com que a mesma seja respeitada e aplicada, inserido cada vez mais a sociedade civil nas decisões e na produção e “confecção” de resultados práticos.

Sacramento pode se dizer que vive uma outra realidade, recentemente os números repassados pela Policia Militar registrava a diminuição de 91,23% no índice de criminalidade na cidade, de acordo com órgão, isso se deu devido as estratégias de

trabalho da corporação, a implantação das câmeras de monitoramento e a colocação de lâmpadas de LED por toda cidade, o que fez inibir a prática de determinados crimes.

É fato dizer que o trabalho conjunto de todas esferas da sociedade fez com que Sacramento se tornasse referência em toda região, são muitos os prefeitos que aqui vieram para conhecer o nosso trabalho.

Para muitos em que pese a grave situação da segurança pública no Brasil, para muitos o País mantém um modelo de polícia ineficiente, violento e corrupto, bem como uma política criminal essencialmente repressiva, que tem produzido elevadas taxas de encarceramento e mais violência. Mas na verdade sabemos que cada vez mais aumenta-se o número de criminosos por entenderem que o crime compensa, os mesmo acreditam na impunidade do estado.

É fato que existem profissionais corruptos, mas no Brasil isso acontece em todas áreas, MÉDICOS, ADVOGADOS, ENGENHEIROS, POLÍCIAIS, PROMOTORES, JUÍZES e POLÍTICOS, etc, acredito eu a mais corrupta de todas. Infelizmente somos fruto de uma sociedade que visam somente vantagem, principalmente nas catástrofes e em momentos de crise sanitária como estamos vivendo, ao ponto de se instalar uma CPI, para apurar os desvios de conduta e dinheiro dos nossos governantes no enfrentamento da pandemia.

Para finalizar, é imprescindível que os verdadeiros gestores da segurança pública (policiais, promotores e juízes), exerçam papel fundamental nas ações, sejam elas conjuntas ou individuais para que tenhamos no mínimo a sensação de segurança, trata-se na verdade de ampliar poder de atuação, aumentando contingente, melhores equipamentos e igualar o poderio de combate dos policiais, pois não dá pra morrer sem causa, e de “revolveres de calibre 38 nas mãos”.

Carlos Antonio Rodrigues (Bananal)

Comentários