Últimas Notícias
Capa / Destaque / Homenageada da Semana: Maria Borges de Mendonça, a Mariquinha
Homenageada da Semana: Maria Borges de Mendonça, a Mariquinha

Homenageada da Semana: Maria Borges de Mendonça, a Mariquinha

Maria Borges de Mendonça, conhecida por todos por Mariquinha. É a segunda filha (total de 13) do casal Zulmira Borges e Afonso Alves de Mendonça, ambos de saudosa memória. Nascida na comunidade do Soberbo (Sacramento/Araxá), em 13/09/1936. É aposentada.

Mariquinha foi cabeleireira por mais de quatro décadas; boa parte deste tempo, trabalhou com Maria Josephina de Araújo, conhecida entre nós como Fifita, por quem atendeu várias gerações no salão na Rua Major Lima.

Por quase 50 anos, é organizadora de romarias, levando devotos para Aparecida do Norte, Água Suja (Romaria), Trindade, Tambaú e Perdizes; devido a pandemia, a última romaria que foi feita por ela aconteceu no carnaval de 2020, quando levou dezenas de fiéis para o Santuário Nacional em Aparecida.

“Iniciei com a Eni Manzan. Eu queria ir a Aparecida, o Volmir não tinha mais lugar, aí a Eni resolveu organizar um ônibus. No ano seguinte, comecei a ajudá-la na organização. Eni se casou e me passou a responsabilidade”, disse, contando que nos anos seguintes teve ajuda de Amir Salomão Jacób, Maria Luzia Scalon (Nina) e, há cerca de 30 anos, formou-se a dupla, Mariquinha e Elza Pontes Pereira (Elzinha). “É uma coisa maravilhosa essa viagem, muita alegria e animação”, afirma em entrevista ao Jornal ‘O Estado do Triângulo’.

Religiosa e católica praticante que é, resume sua trajetória em importantes momentos como: coroação de Nossa Senhora da Cabeça em Perdizes; Nossa Senhora da Abadia (Água Suja – Romaria); e no dia da inauguração da estátua de Pe. Vitor Coelho de Almeida, levou até ao altar da Basílica Sacramento, a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Figura carismática na cidade, em 2019 recebeu um convite para fazer a campanha publicitária do iogurte Puro Leite, despertando atenção do público pela alegria que sempre é peculiar.

Em 2015, recebeu a maior honraria do Município, a Comenda da Ordem de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, pelo então prefeito da época, Bruno Cordeiro.

Na família, hoje ela é reconhecida como a grande mãezona de todos, pela grande quantidade de sobrinhos, sobrinhos-netos, filhos de todos os irmãos da família Borges.

FOTOS

Comentários