sábado, 4 julho, 2020
Capa » Saúde » Como Lidar com Piolhos
Como Lidar com Piolhos

Como Lidar com Piolhos

Com a volta às aulas, o contato próximo entre várias crianças favorece o contágio dos piolhos. A médica pediatra da Secretaria Municipal da Saúde de Sacramento, Dra. Erika Milhorin esclarece sobre como cuidar alertando pais e professores.

 A infestação por piolhos se chama “pediculose “, porque o pequeno inseto se prende ao pedículo do cabelo, bem próximo da sua raiz para se alimentar do sangue da pessoa. 

Cada piolho pode colocar até dez ovos por dia, que são as lêndeas, que ficam bem grudadas no cabelo próximo do couro cabeludo. 

A presença dos piolhos atrapalha muito o rendimento escolar das crianças devido à coceira que causa. Além disso de tanto coçar aparecem feridas no couro cabeludo que podem se tornar infeccionadas e causarem outras doenças bacterianas graves. 

Existe medicamento para ser usado em crianças maiores de 4 anos de idade. Nas menores, podemos usar o pente fino e xampus específicos. Porém, para acabar com o surto, é necessário que todas as crianças sejam tratadas ao mesmo tempo. 

A família deve ficar atenta e se notar a presença dos pequenos parasitas a escola deve ser notificada.

Vagas de Emprego

Comentários