Últimas Notícias
Capa / Destaque / Sacramento avança na vacinação contra COVID-19

Sacramento avança na vacinação contra COVID-19

A Prefeitura de Sacramento pretende vacinar todos os sacramentanos até 18 anos até outubro, mas se as coisas continuarem como estão isso poderá acontecer antes. Somente esta semana chegou ao Município 4.300 doses de imunizantes. 800 dessas doses são da fabricante JANSSEN, ou seja a pessoa toma apenas uma dose, e esta remessa está destinada aos motoristas carteiras C, D e E.

O planejamento segue reservando um dia para cada idade até a segunda quinzena desse mês de julho, quando já haverá previsão de chegada de mais doses de imunizantes contra a Covid-19, permitindo assim, segundo a Prefeitura, que se planeje novo cronograma de vacinação.

“Num primeiro momento a gente começa ainda respeitando alguns critérios do PNI (Programa Nacional de Imunização), mas alterações poderão em breve existir, tudo depende da quantidade de doses que chegarão. Quanto mais doses, mais vacinados teremos. É importante salientar que esta semana foi um recorde a quantidade de vacinas que chegaram em Sacramento, por isso pudemos organizar um multirão de vacinas e mudando de idade a cada dia, lembrando que

aqueles que não se vacinaram e estão nos grupos previstos no PNI, podem procurar a Central de Vacinação, na “Vila Olímpica”, no bairro Perpétuo Socorro para estar realizando a vacinação.”, finalizou o Dr. Reginaldo Afonso, Secretário Municipal de Saúde.

Para o Prefeito, Dr. Wesley De Santi de Melo (MDB), “É muito importante o aumento na vacinação. Nós, que por muito tempo demos notícias ruins, de fechamento de comércio, toque de recolher e outras ações que se faziam necessárias naquele momento, hoje temos a grata satisfação em dizer que estamos avançando cada vez mais com a chegada de maior quantidade de vacinas, sendo motivo de muita alegria. Não vejo a hora de ver todos os sacramentanos imunizados e saudáveis, com as atividades de volta ao normal. É possível notar a mudança, esta semana mesmo o Secretário de Saúde, Dr. Reginaldo, reuniu com os diretores de escolas para estudarem a volta às aulas no mês de agosto, claro que seguindo regras e protocolos, e isso é muito bom. Tenho certeza que em breve estaremos imunizando toda nossa população, e com certeza estaremos flexibilizando ainda mais o nosso comércio.”, finalizou Baguá.

Estiveram presentes além do prefeito municipal Baguá, também os vereadores, Carlos Antonio Rodrigues (Bananal), Professora Rosiléia da Costa Borges, Dr. Thalys Andrey e Sagt. Édina Almeida.

Vacinação “SALVA VIDAS”

Não se iluda com fake News, confie na ciência e proteja sua vida e a de quem você ama. Só com vacinação em massa é que conseguiremos eliminar a circulação do vírus

A vacina é a melhor maneira de se proteger contra determinadas doenças e suas complicações, algumas, inclusive, podem levar à morte. Ao longo da história, a Ciência comprovou que a imunização eliminou, ou reduziu expressivamente, a incidência de doenças que, no passado, foram responsáveis pela morte de milhares de pessoas, como varíola e sarampo, por exemplo.

Graças à vacina, conseguimos êxito também no combate à poliomielite, rubéola, febre amarela, caxumba, dentre outras tantas doenças que afligiam a sociedade.

Atualmente, com o espectro do Novo coronavírus, mais do que nunca, é preciso que todos sejam vacinados, a fim de eliminar a circulação do vírus no mundo. Para isso, é preciso que cada um faça a sua parte.

Não deixe de acreditar na ciência, que nos possibilitou melhor qualidade de vida atualmente. Você pode não saber, mas a vacina está presente desde os primeiros dias de nossas vidas, o que nos proporcionou um crescimento saudável e aumentou a expectativa de vida.

Se antes a falta de uma vacina preocupava, hoje, nosso inimigo é a desinformação. Fique atento às informações confiáveis. Não se iluda com fake News, vacina salva vidas. Confie na ciência, vacine-se contra a Covid-19 e proteja sua vida e a de quem você ama.

Gestantes e puérperas

A prefeitura divulgou também que continua a imunização de grávidas e mulheres que acabaram de ter bebês. Até agora, segundo informações da Secretaria todas já se vacinaram. Somente as que têm comorbidades estavam recebendo as doses contra a Covid-19.

O Jornal É Notícia destaca a urgência de acelerar a vacinação não só em Sacramento mas tem todo país. De acordo com pesquisadores do Instituto Butantan que mediram os efeitos da imunização em larga escala na cidade de Serrana, no interior de São Paulo. É como se fosse um ensaio do que poderia estar acontecendo no país inteiro, se não houvesse tanto atraso.

“A cidade, de 45 mil habitantes, foi escolhida para a vacinação em massa porque tinha um alto índice de contágio. A imunização seguiu critérios científicos. A cidade foi dividida em 25 áreas que formaram quatro grupos. Os grupos foram vacinados, um por vez, com uma semana de diferença.

A vacinação ainda não tinha terminado quando serrana enfrentou um aumento no número de casos. O cenário mudou entre o fim de março e o começo de abril. Segundo os cientistas, o jogo começou a virar quando dois dos quatro grupos ficaram imunizados com a segunda dose. Em abril, Serrana já observava uma queda expressiva na incidência da Covid-19. De 699 casos em março, esse número caiu para 251. E as mortes passaram de 20 para 6, no fim da vacinação de acordo com o Butatan o número de mortes em Serrana caiu 95%, então esta mais que provado que a vacinação em massa é o que resolverá nosso problema”.

Suzy Delgado – Enfermeira responsável pela vacinação contra Covid-19

Inauguramos essa semana, na terça feira 06/07 a Central de Imunização, situada na Vila Olímpica do Perpétuo Socorro. Uma vez que a demanda de vacinas contra a COVID enviadas para sacramento aumentou consideravelmente, assim como a ampliação da população contemplada com a vacina, vimos a necessidade de centralizar a vacinação em um só local.

Essa semana disponibilizamos a vacinas para a população geral até a faixa etária de 50 anos (cronograma que se estende até o domingo 11/07), para os trabalhadores industriais de 48 anos ou mais e para os caminhoneiros. Também estamos disponibilizando a segunda dose da vacina Astrazeneca/Oxford, para os pacientes que tomaram a primeira dose na primeira quinzena de abril. A oferta da vacina segue vigente para todos os grupos prioritários que já foram contemplados, inclusive as gestantes, puérperas e lactantes (até 6 meses pós parto).

Estamos disponibilizando também a vacina contra a influenza na Central. Ampliamos a oferta para os indivíduos com mais de 50 anos e para as crianças até 12 anos. A intenção é que em breve ela seja disponibilizada para toda a população.

Boletim epidemiológico de Sacramento (quinta-feira – 08/07/2021)

· Casos confirmados – 2.567

· Casos recuperados – 2.384

· Casos confirmados e em acompanhamento – 129

· Mortes decorrentes da doença – 54

· Óbitos em investigação – 0

· Notificações suspeitas – 8.081

· Pacientes na enfermaria – 10

· Pacientes na UTI – 05

· Total de testes realizados – 23.376

· Testes disponíveis – 1 022

· UTI ocupada: 69%

· Enfermarias ocupadas: 39%

· Doses de vacinas recebidas: 16 983

· Doses aplicadas em profissionais da saúde dose 1: 984

· Doses aplicadas em profissionais da saúde dose 2: 946

· Total de doses aplicadas 1ª dose: 8 852

· Total de doses aplicadas 2ª dose: 3 488

· Dose única: 110

Vacinação contra INFLUENZA

Esta semana teve inicio a campanha de vacinação contra a gripe, é importante toda população se vacinar contra o vírus da Influenza, o causador da gripe, a meta é vacinar todo público alvo criança e idosos, a vacinação que começou na última quarta-feira vacinando crianças abaixo dos 10 anos continua até domingo quando irá vacinar adolescentes de 13 anos, até no domingo serão vacinados as pessoas de 55 às 70 anos. De acordo com o Secretário de Saúde Dr. Reginaldo Afonso, em caso de sobra da vacina contra Influenza, todas pessoas serão vacinadas, de todas as idades

Foto: Vincius Carvalho

Comentários