Últimas Notícias
Capa / Social / BIOGRAFIA: Valentina Francisca de Jesus, Dona Nenê

BIOGRAFIA: Valentina Francisca de Jesus, Dona Nenê

Valentina Francisca de Jesus, conhecida por todos como Dona Nenê, nasceu na cidade de Sacramento, Minas Gerais, no dia 27 de janeiro de 1936. Filha de Francisca Luiza de Jesus e de Augusto Manoel da Silva. Dona Nenê teve 4 irmãos sendo a mais nova.

Quando criança não tinha muito tempo para brincar, aos 7 anos foi levada por uma família para São Paulo onde estudou e trabalhou até os 15 anos. Retornou para Sacramento e logo se casou ao 16 anos e foi morar na Zona Rural onde trabalhou muitos anos com seu marido na lavoura. Cansada de viver na Zona Rural retornou para cidade de Sacramento com seus filhos, vindo trabalhar no Patronato como zeladora e protetora das crianças daquele local durante alguns anos.

Criou seus filhos com muita dificuldade e dedicação e hoje está muito feliz pois, cada um de seus filhos seguiu bons caminhos tornando pessoas de bem.

Quando saiu do Patronato resolveu prestar concurso da Prefeitura Municipal de Sacramento, onde trabalhou durante 40 anos como funcionária Pública, e para completar o seu salário, á noite, trabalhava na família Crema como Dama de Companhia.

 Mulher forte, guerreira, dedicada e muito compromissada, finalizou sua vida profissional com a tão sonhada aposentadoria.

Após um ano depois de aposentada voltou a trabalhar na Prefeitura Municipal, com muito orgulho e imensa satisfação, pois sempre amou seu trabalho, até completar seus 80 anos bem vividos, quando realmente teve que se aposentar definitivamente no serviço público. E sempre dizia que trabalhar é algo que está presente na vida de todos nós, que devemos valorizá-lo e respeitá-lo pois é através dele que realizamos nossos sonhos e o sustento de nossa família.

Depois de aposentada com os filhos casados resolveu estudar para melhorar seus conhecimentos. Frequentou o EJA ( Educação de Jovens e Adultos ) que funcionava na Escola Euripedes Barsanulfo sala anexa pela Prefeitura Municipal de Sacramento. Aprendeu a ler, escrever e aprendeu as pequenas noções de matemática. Adora ler, escrever poesias e receitas anotando tudo no seu caderninho. Com o tempo Dona Valentina foi fazendo curso de costura, bordados, tricô e pintura, onde usa seus dons para preencher o tempo que sobra em casa. Tudo é feito com capricho e dedicação, presenteia os amigos e filhos com os artesanatos que faz.

 Ser Mãe trabalhadora é uma MISSÃO que se traduz em exemplos diários de dedicação e carinho, exemplos que transmitem lições valiosas para toda a vida.

“A mulher é coragem revestida de ternura é força disfarçada de fragilidade, é amor na conquista diária de seus sonhos, ESPERANÇA que invade o mundo” …

Parte do texto do Livro profissão: Mulher, de Isvânia Marques

Comentários