Últimas Notícias
Capa / Social / Homenageada da Semana: Lícia Maria Cruvinel Picolo
Homenageada da Semana: Lícia Maria Cruvinel Picolo

Homenageada da Semana: Lícia Maria Cruvinel Picolo

Professora de Ballet há 40 anos!

Mais conhecida como Lícia Picolo, por ser esposa de Ewerton Gomide Picolo (comerciante). É sacramentana e nasceu em 1964.

Conta sua mãe que, desde bebê, em fase de engatinhar, demonstrou tendências para essa profissão.” Não engatinhava como todo bebê, mas se arrastava sentada “em borboletinha”, sem pôr as mãos no chão e com postura de bailarina.”

Começou seus estudos de Ballet Clássico em 1975, aos 11 anos com a professora Nelise Helena Lima de Melo, de Franca, que vinha semanalmente em Sacramento, dar aulas de ballet.

Com 15 anos já era sua assistente, auxiliando nas aulas e nas coreografias dos festivais de fim de ano, dirigidos por Nelise. Foi com com 17 anos que assumiu o cargo de professora na Usina de Jaguara, onde ministrou aulas durante oito anos. Nesse período, terminou o magistério (2º grau) em Sacramento e, em Franca ,fez o curso Profissionalizante para Professora de Ballet  Clássico, que a capacitou e a diplomou como uma profissional nessa área ( dez/ 1985).

Em 1986 casou -se com Ewerton e assumiu o cargo de diretora da Academia Terpsícore. A partir daí, bienalmente, montou espetáculos (festivais de Ballet), coreografando para suas alunas não só de ballet mas também de Jazz e Sapateado Americano, modalidades que buscava aprendizado e especialização, anualmente, em São Paulo.

Maioria deles no Estúdio de Ballet Cisne Negro ,de Hulda Bittencourt e Ballet  Halina Biernacka , com professores renomados, como Ricardo Ordones, Aurea Hammerli, Ana Botafogo e Cecília Kerche.

Entre 1993 e 2004, foi diretora /fundadora do Grupo Terpsícore de Dança, viajando todo ano com suas alunas,para os festivais de dança do país ,dentre vários o que mais se destacou foi o “Passo de Arte” que seu grupo recebeu premiações, várias vezes.

Sempre com muita dedicação e luta mas também muito amor, Lícia  conseguia dividir seu tempo entre o trabalho e a vida familiar, pois além de esposa, também é mãe de três filhos: Luan, Cauê e Iago, nascidos em 1989, 1993 e 1999, respectivamente.

Em 2005,iniciou uma parceria com a Academia Atlântica,onde trabalhou durante 8 anos seguidos. Em 2013 fundou o Allegro Studio de Dança, iniciando nova parceria ,desta vez com a Escola Eurípedes Barsanulfo,onde já trabalhava como voluntária, dando aulas de ballet,desde 2005.

Esse ano, 2021, além dos 8 anos de parceria com a E.E.B. Lícia está completamente 40 anos como professora de Ballet Clássico, profissão que ama e que lhe oportuniza ser amorosa com as crianças, pois 90% das suas alunas tem de 3 a 10 anos. Os outros 10% são meninas na pré-adolescência e adolescência.

Atualmente, Além de dar aulas de ballet também faz trabalhos voluntários, sendo evangelizadora de crianças no Grupo Espírita Esperança e Caridade, Colégio Allan Kardec, sendo ainda expositora de evangelho e integrante do Coral Corina Novelino.

Comentários