Últimas Notícias
Capa / Social / Homenageada da Semana: Terezinha de Fátima Mota
Homenageada da Semana: Terezinha de Fátima Mota

Homenageada da Semana: Terezinha de Fátima Mota

Terezinha de Fátima Mota, filha de Sebastião Lázaro da Mota e Thereza da Silva Mota. Seus avós paternos João Pereira da Mota e Cristovina Maria de Jesus e maternos João Bento Filho e Benedita Maria de Jesus. Nasceu em 31 de dezembro de 1958, no município de Araxá (MG), Fazenda Covanca. É a sexta filha de quatorze irmãos. Morou na Zona Rural até os seus 8 anos. Com 9 anos mudou-se para Araxá e foi morar com a avó materna, Benedita, ano em que começou a estudar. Fez o curso primário no Grupo Escolar Lia Salgado, em Araxá(MG), (1968 a 1971), depois o Ginásio no Colégio Estadual Vasco Santos, (1972 a 1975). Prosseguiu com o curto Técnico em Contabilidade, no Instituto Educacional Maneira (Escola de Comércio), (1976 a 1978).

Quando terminou o curso técnico, depois de trabalhar cinco anos como empregada doméstica, prestou concurso para o Banco do Brasil e foi uma dos cinco aprovadas entre 900 candidatos concorrentes e tomou posse na Agência de Araxá no dia 14 de setembro de 1979.

Em 1980-1981 cursou Estudos Sociais, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araxá.

Depois de trabalhar cinco anos, na agência de Araxá, passou em concurso interno e foi transferida para a Agência de Sacramento (MG), onde tomou posse em 25 de fevereiro de 1985. Seu trabalho na agência de Sacramento foi a maior parte do tempo na Carteira Rural (financiamentos a agricultores e pecuaristas), atuou também no caixa e atendimento à pessoa física. Aposentou com o cargo de Assistente de Negócios, com trinta anos de trabalho, cinco em Araxá e vinte e cinco em Sacramento, em 30 de dezembro de 2009.

Quando estava ainda na ativa, em 2005 retornou aos estudos fazendo o curso de administração à Distância, na Universidade Federal de Uberlândia-UFU, concluindo em 2011.

Em 24 de agosto de 1996 casou se com Júlio Lima de Souza e tiveram dois filhos: Sarah Mota de Sousa (24), enfermeira graduada em janeiro de 2020, pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM e atualmente fazendo residência no Hospital do Amor, em Barretos. Silas Mota de Sousa (22) estudando na Universidade Federal de Uberlândia-UFU, curso Sistema de Informação e trabalhando como programador de sistemas na empresa CODE de Uberlândia.

Foi tesoureira da Associação Atlética Banco do Brasil-AABB por várias gestões, também tesoureira da Paróquia e da Fundação Nossa Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento (Rádio Sacramento) e coordenadora do Clube dos Amigos.

Católica, desde que chegou em Sacramento fez parte da Legião de Maria, ausentando por algum tempo e depois voltando, onde fez amizades verdadeiras e se realizou nos trabalhos, principalmente nas visitas domiciliares. Depois que aposentou participou mais efetivamente das atividades da paróquia: Atuando como Ministra Extraordinária da Comunhão Eucarística, membro da Pastoral Familiar, da Preparação para o Matrimônio, do Conselho Paroquial Administrativo, Conselho Paroquial de Pastoral. Fez o 94o. Cursilho para Mulheres da Arquidiocese de Uberaba em agosto de 2010 e serviu em vários outros. Serviu também em encontros de jovens como o Estrada de Emaús e EJC.

Depois de morar em Sacramento por 36 anos se prepara para retornar com sua família para Araxá, sua cidade natal, agradecendo por este tempo que foi tão bem acolhida e feliz.

Comentários