sábado , 18 maio 2024

Agentes Comunitários de Saúde e Endemias recebem treinamento de primeiros socorros

Na última sexta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde contou com o apoio do 8º Batalhão de Corpo de Bombeiros Militar de Sacramento para uma qualificação complementar do Projeto Saúde com Agente, voltado para a capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). A aula prática da disciplina de Primeiros Socorros foi realizada no Anfiteatro da Casa da Cultura Sergio Pacheco.

Durante a aula, foram abordados tópicos como técnicas de reanimação cardiopulmonar em adultos, crianças e bebês; engasgamento; e a importância da comunicação clara e rápida com os órgãos de atendimento, como o Corpo de Bombeiros e o SAMU.

O Projeto Saúde com Agente, iniciativa do Ministério da Saúde, tem como objetivo fortalecer a política de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de formação ampla para os agentes que trabalham nas áreas de abrangência do município. Também, reforça a importância do trabalho desses agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania em Saúde.

Para que servem os primeiros socorros?

Quando uma pessoa se machuca, engasga, se afoga ou sofre uma parada cardíaca, não podemos prestar nenhum tipo de socorro imediato se não estivermos propriamente treinados, do contrário, podemos colocar a vida da vítima em risco. No entanto, ao conhecer as técnicas aplicadas nos primeiros socorros podemos ajudar todos ao nosso redor em situações de necessidade.

Diferente do que se imagina, primeiros socorros não são apenas os curativos feitos em ferimentos ou auxiliar uma pessoa a chegar até o hospital mais próximo. Em grande parte dos casos, apenas o ato de ajudar as vítimas nos minutos iniciais dos acidentes é o suficiente para salvar sua vida, quando agimos da forma correta.

Quais são os acidentes mais comuns que precisam de primeiros socorros?

· envenenamento;

· picada de cobra;

· choque elétrico;

· engasgo;

· afogamento;

· infarto e parada cardíaca;

· queimaduras;

· sangramentos;

· acidentes de trânsito;

· fraturas e contusões.

Qual a importância de aplicar os primeiros socorros corretamente?

Os primeiros socorros são importantes por diminuir o sofrimento da vítima e evitar complicações futuras, além de em muitos casos salvar a vida da vítima. Porém, é importante que a pessoa que está prestando socorro saiba o que está fazendo e qual técnica deve ser aplicada naquela situação. Do contrário, o quadro pode até mesmo se agravar e ser fatal.

Vale lembrar que prestar os primeiros socorros não exclui a necessidade de buscar ajuda médica de um especialista, já que apenas um profissional da área poderá verificar a real gravidade de cada caso e prestar o atendimento adequado.

Fonte: PMS e Primeiros Socorros

Sobre Jornal É Notícia

O Jornal a serviço de Sacramento / WhatsApp: 34 9 8423-26 86

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *