sábado , 18 maio 2024

Gruta do Palhares e revitalizada

Aconteceu, no último dia 6, a cerimônia de entrega da revitalização do Parque Municipal da Gruta dos Palhares, ação realizada pela Prefeitura no decorrer do ano de 2023, com obras e reparos nas piscinas, vestiários, quiosques, tubulação do restaurante, telhados, iluminação, paisagismo, instalação de toboáguas, inserção de acessibilidade, entre outras intervenções.

Tudo iniciou na gestão de 1974 a 1977 do Prefeito Hugo Rodrigues da Cunha que desapropriou área e começou a instalação do Parque Municipal da Gruta dos Palhares, instalando um grande recinto para restaurante, duas piscinas azulejadas, quadras, vestiários e outras dependências, além de um campinho para futebol, deixando para seu sucessor o termino das obras.

Em 1992 na noite do dia 16 de maio, as novas remodelações introduzidas na Gruta dos Palhares como aterros, lagos, calçamentos, luminárias, fontes artificiais dentre outras obras foram inauguradas. Em seu discurso na época o prefeito Dr. José Alberto Bernardes Borges destacou as obras realizadas neste balneário pelos ex-prefeitos Hugo Rodrigues da Cunha e Luiz Magnabosco.

Na ocasião o abade Dom Joaquim Arrudas representando o Arcebispo de Uberaba da época Dom Benedito de Ulhôa Vieira proferia benção da réplica da sineira da Igreja Matriz do Desemboque. A cerimônia religiosa prosseguiu com a benção do Cruzeiro da Gruta e das imagens de São Miguel Arcanjo, São Rafael e São Gabriel e de toda hierarquia angelical e Nossa Senhora da Rosa Mística, a quem o prefeito consagrou a Gruta dos Palhares, conforme Lei aprovada pela Câmara, em 27 de dezembro de 1991, consagração que foi realizada pelo missionário redentorista Pe. Antônio Borges de Souza.

A Gruta dos Palhares é uma das principais atrações turísticas de nosso município. Trata-se de uma formação geológica de 22 metros de altura, sendo a maior gruta de arenito da América Latina. Por isso, sua conservação é tão importante.

Participaram da solenidade de inauguração da revitalização da Gruta dos Palhares: o prefeito Wesley De Santi de Melo, acompanhado da primeira-dama Maria Teresa Abrate Melo; o vice-prefeito Osmar Trevisan Junior, acompanhado de sua esposa Maria Clara Devós Trevisan; vereadores Gregório Pinheiro, Sargento Edna, Dr. Talhys Andrey, Ieda Rezende, Professora Leia, Carlos Rodrigues (Bananal) e Márcio Luiz de Freitas; Banda Lira do Borá e Coral Edim Neves; secretários municipais; servidores da Prefeitura e convidados.

Sobre Jornal É Notícia

O Jornal a serviço de Sacramento / WhatsApp: 34 9 8423-26 86

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *