Irmã Maria das Graças dos Santos, nasceu em Nova Serrana – Minas Gerais, filha de Concesso João dos Santos e Ana Fernandes da Silva.
Irmã Maria das Graças é a filha mais velha entre seis irmãos. Desde pequena, queria ser religiosa e aos 14 anos dava catequese e participava da Associação dos Vicentinos.
Correspondia-se com as irmãs Carmelitas do Rio de Janeiro e, ao participar de um grupo de jovens, foi convidada para conhecer as irmãs do amparo. Em outubro de 1972foi a Mateus Leme, MG, conheceu a Irmã Matilde e a Superiora Geral, na época Irmã Isabel da Trindade.
Em janeiro de 1973, entrou para o postulado. Em 2 de fevereiro de 1977 foi noviça, fez sua 1ª profissão em 14 de janeiro de 1979 e sua Profissão Perpétua em 17 de janeiro de 1986.
Seu pai a acompanhava e esteve presente nos momentos marcantes de sua caminhada: Profissão, Votos Perpétuos. Irmã Maria das Graças já serviu a congregação em várias fraternidades: Amparo de Petrópolis por 02 vezes, Asilo das Orfãs por 02 vezes, foi Superiora no Educandário São José em Mateus Leme, e na Casa do Menor Rosa da Mata, 03 vezes, como superiora e diretora da creche, onde atualmente continua servindo.
Em sua caminhada de Vida Religiosa, Irmã Maria das Graças mantém viva a fé e o gosto por tudo o que diz respeito ao seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A vida fraterna, de oração, trabalho e amor às crianças pobres fazem de Irmã Maria das Graças essa mulher forte na fé.