sábado , 18 maio 2024

Paroquia Basílica concede Comenda Conego Hermógenes

Durante a festa da Padroeira da cidade de Sacramento Nossa Senhora do Patrocinio do Santíssimo Sacramento neste ano de 2023 a Paróquia Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, concedeu a “Comenda Cônego Hermógenes”, que foi criada pelo Decreto Episcopal nº 1 de 27 de abril de 2014 há paroquianos, ao prefeito Municipal e dois ex párocos da Paróquia.                                         

MONSENHOR VALMIR APARECIDO RIBEIRO. Nasceu em Alfenas – MG, no dia 04 de janeiro de 1961. Filho do Sr. Vitor Ribeiro da Silva e Sra. Benedita Maria Ribeiro. É o segundo dos três filhos do casal, são seus irmãos, Luiz Carlos (Selma) e Marcos (Vita). Em sua terra natal cursou o ensino fundamental e o ensino médio foi feito m Pirassununga-SP, com os padres missionários do Sagrado Coração. Retornando a Alfenas, serviu o Exército, chegando a pensar em seguir a carreira militar, inclusive, esteve na Escola de Sargentos das Armas em Três Corações-MG, mas não ingressou. Em 1988, ingressou no Mosteiro de São Bento. Depois dos estudos preparatórios seguiu para a diocese de Guaxupé-MG, iniciando os estudos de Filosofia e Teologia em Aparecida-SP. Com a reabertura do Seminário São José de Uberaba Pe. Valmir foi para lá. Antes de sua ordenação, trabalhou como diácono na paróquia da cidade do Prata, que foi também a sua primeira paróquia como padre, ficando ali por 08 anos, onde desenvolveu um grande trabalho. Do Prata foi transferido para a cidade de Uberaba, trabalhando por 12 anos na paróquia de Santa Terezinha, onde através de um trabalho apostólico dinâmico e perseverante, conquistou grande número de fiéis e amigos leais. Em Uberaba também Pe. Valmir não mediu esforços para o crescimento espiritual e social de seus paroquianos: Fundou o movimento de casais denominado “FAROL” e o movimento de jovens chamado “CAMINHO NOVO”. Ocupou diversos cargos na Arquidiocese de Uberaba: Professor e formador que se fez admirado pelos seus formandos, lecionou Instituto de Teologia São José em Uberaba: Em 13 de novembro de 1992, recebeu o título de cidadão honorário da cidade do Prata; em 12 de novembro de 1999, em Uberaba, recebeu a Comenda “Major Antônio Eustáquio da Silva Oliveira” e em  26 de agosto de 2003, o título de cidadão uberabense. Em 08 de fevereiro de 2009 tomou posse na paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio do Ssmº Sacramento. Dando continuidade ao seu grande trabalho missionário, também aqui renovou a estrutura da paróquia, reativando antigas pastorais, fundando novos movimentos, acolhendo o povo sofrido e esquecido, empreendendo construções e reformas tanto na zona urbana como na rural. Embora ainda não oficializado sacramentano, em 2010 foi escolhido entre as 100 personalidades de destaque na cidade. Em 1º de março de 2012, recebeu o título de Monsenhor ainda como pároco da Paróquia do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria. Em 2013 voltou para a cidade de Uberaba, assumindo a reitoria do Seminário São José a pedido do Arcebispo, Dom Paulo Mendes Peixoto, bem como a Pastoral da Comunicação. Ao longo do ano de 2013, esteve à frente da Paróquia de Santa Edwiges, ajudando no processo da sua criação e, posteriormente, em outubro foi empossado como pároco da Catedral Metropolitana de Uberaba, onde permaneceu até janeiro de 2022. Em abril de 2022, assumiu a Paróquia da Ressurreição na qual exerce o seu ministério presbiteral até o momento.

Monsenhor Levi Fidelis Marques, nasceu em Itamogi / MG aos 18/05/1960, filho de Manuel Fidelis Filho e Alice Maria Dias Fidelis, tendo como Irmã Maria Lúcia Fidelis. Em 1978 entrou para o seminário em Guaxupé / MG. Iniciou os estudos teológicos em Taubaté / SP e terminou em Uberaba / MG. Foi ordenado diácono na Paróquia Santa Maria Mãe da Igreja em Uberaba no dia 29 de agosto de 1987 e sacerdote na Catedral de Uberaba aos 11 de dezembro de 1987. Tomou posse em conceição das Alagoas no dia 17 de janeiro de 1988 onde permaneceu por 08 anos.  Em 06 de janeiro de 1996 tomou posse como Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento onde permaneceu por 13 anos realizando um belíssimo trabalho. Destacamos aqui as novenas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro às quartas-feiras onde a Matriz ficava repleta de fiéis. No dia 18 de novembro de 2008, enquanto ainda estava em Sacramento recebeu o título de Monsenhor. No dia 1º de fevereiro de 2009 tomou posse na Paróquia Santa Terezinha em Uberaba, ficando 05 anos. Foi transferido para a Paróquia Santo Antônio de Pádua em Araxá onde tomou posse  no dia 11 de fevereiro de 2014, onde está até a presente data está. No dia 11 de dezembro de 2023 completará 36 anos de sacerdócio. Por toda sua vida, Monsenhor Levi esteve inteiramente dedicado à sua missão sacerdotal, evangelizando, conduzindo e santificando o povo de Deus sob sua responsabilidade. Por mais de 20 anos foi Diretor Espiritual do Seminário São José. Sempre dedicado aos trabalhos para os quais é designado, por onde passa deixa exemplos de um Homem de Fé e de Caráter, que ama a Deus e à Igreja incondicionalmente

BENEDITO ADÃO DOS REIS filho de José Adão Filho e Rita Teodora, nasceu 27 de maio no município de Sacramento. Casado com Roseli Leal Rodrigues dos Reis de saudosa memória com quem viveu 25 anos desta união tiveram uma filha Luiza Abadia Leal dos Reis. Benedito Adão Dos Reis cursou o antigo normal na Escola Coronel José de Almeida, hoje trabalha na Escola Estadual Barão da Rifaina.

Como católico sempre participou da Igreja   foi catequista, participou da Pastoral Rural, foi coordenador da Pastoral da Juventude paroquial. Arquidiocese foi assessor da Pastoral da Juventude do Leste 2. Foi um dos fundadores do Projeto Jovem da Radio Sacramento. Na Paróquia nossa Senhora da Abadia Colaborador no ministério de Música e no Ministério da Eucaristia.

 

DANIELA DE MELO EUFRÁSIO, nascida em Sacramento, no dia 04 de fevereiro, filha de Paulo Eufrásio e Ione Melo Eufrásio, casada com Murilo Barsanulpho de Oliveira, mãe de Leonardo, Victor e João Miguel. Trabalha na Paróquia a quase 30 anos, durante 15 anos como secretária paroquial, no atendimento e acolhimento dos paroquianos e a 14 anos como auxiliar administrativo.Faz parte do Conselho Paroquial Administrativo, membro da Pastoral Familiar (Grupo São Pedro), auxilia na Rádio Sacramento desde 2019, também auxiliando na parte administrativa.

 

 

 

 

HILDO MATIAS DE OLIVEIRA , filho de Balbino Matias de Oliveira e Laurinda Maria de Jesus, casado com Elza de Oliveira formando uma família de 9 filhos, 7 mulheres e 2 homens, 15 netos e 7 bisnetos.

Seu pai sempre muito religioso reza sempre o terço, já seus irmãos mais velhos rezavam o terço nas festas da comunidade, ali sempre estava rezando com eles, com 12 anos ainda não tinha participado da missa porque naquela época não tinha missas nas fazendas, e sua e a primeira missa que participou ainda era rezada em latim. Com 20 anos fez sua primeira comunhão. Em meados dos anos 40 já havia sido construído duas capelas próxima a fazenda Cercadinho onde morava uma no Cocal e a outra na Santa Helena, onde senhor Hildo participava.

Em umas das festas sendo essa na comunidade da Santa Helena foi convidado para fazer o leilão e desde então começou sua participação.

No ano de 1975 Padre Antônio Borges de Souza, queria que tivesse em todas as comunidades rurais culto dominical, para realizá-los precisava de 6 pessoas, e o convidou, de início declinou do convite, mas foi convencido porque já fazia leilão a muitos anos nas comunidades, a provisão era para dois anos, mas foi permanecendo mesmo om troca dos párocos da época. Participou ativamente da diretoria da comunidade do Cocal anos onde construíram barrão, posso para levar água até igreja. Preparou para Sacramento batismo vários leigos durante anos, foi catequista, coordenador dos grupos de reflexão. Onde tinha terço, missa na região lá estava Senhor Hildo Matias. Hoje com 88 anos e casado 66 anos, continua ativo na comunidade agora morando na cidade e membro do apostolado da oração, participa das missas do 07:00hs da manhã onde costuma cantar, vivendo verdadeiramente o seu batismo.

MARIZETE CRISTINA DE MELO OLIVEIRA, nascida em 28 de julho de 1973, filha única de Pedro Amâncio de Melo (in memoriam) e Maria Luiza de Melo; residi até os 10 anos de idade na Comunidade Alpercatas e depois mudei pra Sacramento para estudar; em 1995 me casei com Maurício Matias e tivemos dois filhos Pedro e Maria Clara.

Trabalhou por 13 anos no escritório paroquial onde dedicou em atender o melhor possível os paroquianos que lá procuram para buscar informações de batismo, crisma, casamento, marcar intenções entre outras; foi ministra Extraordinária da Comunhão Eucarística e membro da pastoral familiar. Desde pequena na companhia de sua mãe sempre auxiliou na igreja em diversos.

 

 

MARCELINO HENRIQUE filho do casal Geraldo Henrique e Terezinha Stival Henrique. Nasceu em Sacramento no dia 11 de agosto de 1962 e tem uma irmã, Marceli, esposa do Sr. Roberto Delmiro dos Santos. Em 1987 casou-se com a Sra. Maria Andréa Brigagão Caldeira e desta união vieram à luz as filhas Maria Stefânia (Bruno) e Maria Isabella, às quais Marcelino dedica-se inteiramente. Dotado de um grande espírito de cooperação e doação, é membro voluntário e ativo em vários movimentos sociais da cidade. Atualmente é presidente da Casa Infantil São Vicente de Paulo – CIJU e realiza também um trabalho incansável junto à Casa do Menor Rosa da Mata há mais de 30 anos. Portador de fé inabalável, católico praticante e imbuído da importância de propagar as maravilhas de Deus a todos, levando palavras de conforto e acolhimento, Marcelino é Ministro da Eucaristia, Ministro das Exéquias, aluno da Escola Diaconal da Arquidiocese de Uberaba, membro do Conselho Paroquial Pastoral e Administrativo, Marcelino e aluno da escola diaconal e logo será ordenada diácono permanente para o serviço da Igreja.

MARIA AMÉLIA OLIVEIRA DA COSTA, sceu no dia 08 de março de 1947 em Sacramento Minas Gerais, filha de Geraldo Olímpio de oliveira e Iraci inácia de oliveira. Primeira filha de 16 irmãos. Em sua juventude estudou no Colégio de freiras em São Paulo. No ano de 1970 casou-se com Octalino Januário da costa com quem teve quatro filhos: Sandra, Sueli, Renata e Roberto (in memorian).

Por mais de 30 anos juntamente com seu esposo dedicou-se ao zelo e a coordenação da comunidade Gameleira. Uma vida inteira dedicada ao dom da vida, a Deus e a família. Na comunidade da Gameleira serviu como ministra extraordinária da sagrada eucaristia, catequista, membro da pastoral familiar e do ECC – encontro de casais com Cristo.

 

 

MANOEL AFONSO BORGES, nasceu na vizinha cidade Araxá em 1933, filho de Evaristo Affonso Borges e Julia Lídia Borges, casado casou-se com Lucy Vicentini, dessa feliz união nasceu-lhes a filha Luciani. Em 1966, mudou-se para Sacramento, para estabelecer-se, profissionalmente, ao abrir Armazém São Judas Tadeu, que dirigiu por longos 32 anos.

Nascido de uma família católica, guardou a fé e seguiu os passos Jesus, na bondade, na convivência e no amor à Sagrada Eucaristia, o levou a ser convidado pelos padres redentoristas Vicente e Braz a consagrasse como Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística, que reconhece como grande prêmio da sua vida. E assim foi por 33 anos, como guardião da Sagrada Eucaristia, na missa de levar a sagrada Eucaristia aos fiéis na missas e nas casas dos doentes. Em 1999, foi agraciado com o título de cidadão Honorário de Sacramento, pelo então vereador da época Heliodoro Garcia de Rezende. No Alto de Seus Belos 89anos Manoel Affonso Borges deixa um rastro de trabalhos realizados, como um trabalhador determinado e um homem de uma fé inquebrantável.

MARIA NELCI PERES – Maria Nelci Peres nasceu em 21 de julho de 1966, na Fazenda Floresta, no município de Sacramento, filha de Antônio Peres de Feitas e Deltalina Antunes Freitas.  Nelci começou a prestar serviço à Igreja após ter recebido convite do amigo Luiz Alberto Silva para ajudar nos encontros de jovens que ele coordenava na época. A partir de então Nelci se tornou membro ativo da comunidade, se engajando em várias pastorais comunitárias como o Grupo de Reflexão, Cursilho, Pastoral da Criança, Pastoral do Batismo, Catequese e Apostolado da Oração. Sempre pronta a ajudar e a estender a mão ao próximo, Nelci dedica-se inteiramente aos trabalhos da Igreja, tendo sido convidada pelo então pároco Monsenhor Levi Fidelis Marques a se tornar Ministra Extraordinária da Comunhão Eucarística e zeladora da Igreja de nossa Senhora do Rosário, onde permanece até aos dias atuais. Nelci também já prestou trabalhos voluntários na Creche Rosa da Mata durante um curto período, sob a direção da Irmã Maria das Graças. Nelci é um ser de luz e que reflete amor ao próximo; em seu vocabulário parece não existir a palavra “não”, porque sempre está disposta a ajudar ao próximo à família: todos que a ela recorrem são ajudados. Foi assim, por seu jeito meigo e simples, que Nelci ficou conhecida na comunidade: ela conquista a todos que encontra à sua volta.

RUTE APARECIDA DE RESENDE, nasceu em 29 de novembro, filha de José Trez de Resende e Maria Augusta de Resende sendo a primogênita de 4 irmãs, Renata, Raissa e Rosele.

Em 1987 fui convidada pelo Bene a participar do grupo de cantos na Igreja foi onde começou e onde está até hoje a mais de 30 anos. Foi coordenadora dos grupos de cantos, em 2015 quando formou o Coral Basílica, hoje Coral Santa Cecília Pe.Sergio lhe passou a função de coordenadora do Coral, onde permaneço até os dias atuais.

Em 2014 atuo como Ministra Extraordinária da Comunhão da Eucaristia, onde também foi coordenadora. Faz parte do Conselho Pastoral Paroquial. Em 2011 fui convidada para o trabalho voluntário na Ciju, onde também permaneço até hoje e a 6 anos atuo como vice-presidente da Instituição.

 

SYNIRA MANZAN DE MELLO, nasceu 26 de novembro, filha de Wilmondes Alves de Mello e Nancy Aparecida Manzan Mello e a primogênita de 4 irmãos: Tarcísio, Vinícius e Rayssa. Funcionária pública desde 1991 – SAAE. Synira sempre atuante na comunidade traz em seu currículo trabalhos pastorais: Catequista junto ao Pe. José Inácio de Medeiros CSsR, Ministra da Eucaristia e Coordenadora junto com o Monsenhor Levi Fidélis, Membro do Conselho de Administração Paroquial junto ao Monsenhor Valmir Ribeiro; Membro do Conselho de Administração Paroquial e do Conselho de Pastoral Paroquial junto ao Padre Sérgio Márcio de Oliveira; Membro da Diretoria do Lar São Vicente de Paulo; Presidente da CIJU 2019/2021 – Casa Infantil São Vicente de Paulo. Atualmente como Membro do Conselho de Administração Paroquial junto ao Padre Ricardo Alexandre Fidélis – Tesoureira, membro da Comissão Especial para o restauro das Igrejas do Desemboque junto ao Padre Ricardo Alexandre Fidélis – Secretária, membro da Diretoria da CIJU – Casa Infantil São Vicente de Paulo – Tesoureira, membro do Grupo de Voluntárias da CIJU – Casa Infantil São Vicente de Paulo.

WESLEY DE SANTI DE MELO, Baguá, nasceu em 08 de junho, filho de Anésio Gonçalves de Melo e da professora Osana de Santi de Melo. Os estudos foram em Sacramento até o ensino médio, inclusive o curso de contabilidade. A universidade foi cursada em Uberaba, tendo-se graduado pela Uniube, em Direito, em 1991. Pessoa de personalidade firme, com convicções próprias, e temperamento calmo. Sempre se envolveu em atividades comunitárias e esportivas, destacando-se como jogador de basquete. Por herança paterna, conheceu bem as lidas e as dificuldades da zona rural, bem como de outras atividades profissionais de Sacramento. Como advogado sempre atendeu com grande destaque as pessoas carentes. Porém, foi na política que ganhou grande popularidade. Foi vereador por 12 anos (3 mandatos), inclusive alcançando o cargo de Presidente do Legislativo. Foi o candidato a vereador mais votado nos pleitos de 1996 e 2000, diante de trabalho voltado para os interesses do Município, congregando ações e buscando o desenvolvimento e a melhoria das condições de vida da população. Homem conciliador e amigo, tudo fazia para aprovar projetos de interesse da população. Como presidente da Câmara fez um mandato sério, limpo e transparente. Sua gestão foi marcada por contenção de gastos, valorização do trabalho dos vereadores e a realização do primeiro concurso público, conforme dispõe a Constituição Federal. Destaca-se também na sua gestão como presidente, a devolução à Câmara do prédio que era ocupado pela Prefeitura. Casado com Maria Teresa Abrate Melo, com quem tem dois filhos, Izabela e Miguel. Verdadeiramente, Baguá é um homem do povo e essas virtudes o alçaram à condição de prefeito em duas gestões 2009/2012, 2017/2020 e sendo reeleito gestão 2021/2024. Como Chefe do Executivo teve grandes realizações em todas as áreas, destacando-se a Saúde, Educação, Meio Ambiente, Agronegócio, valorização do servidor público, correta aplicação do dinheiro público, melhoria em infraestrutura, construção de unidades habitacionais, dentre tantas outras, elevando-o à condição de homem público com respaldo moral, ético e profissional e, por isso, com relevante reconhecimento social.

HOMENAGEM PÓSTUMA JOAQUIM DOS REIS BORGES, nasceu em 13 de dezembro de 1947, filho de Laudelino Correia Borges e Lazara Silveira Borges, sua infância e juventude foi sempre vivida na zona rural. Em 28 de novembro de 1971 casou-se com Maria Helena Borges com quem teve 5 filhos, Hedilberto, Edilene, Eliene, Edvaldo e Marcelina. Sempre participativo e atuante da vida religiosa da comunidade. Foi instituído ministro da comunhão Eucarística no ano de 1992, como o pároco da época Pe. Inácio de Medeiros, onde atuou por muitos anos na comunidade da Divisa. No ano de 2000 mudou-se para Sacramento com sua família,onde começou a participar na comunidade Santo Antonio, o qual trabalhou muito para construção da capela. Joaquim participou ativamente do terço dos homens e de várias pastorais e movimentos da paroquia. Ele deixou um grande exemplo de participação, fé e muita saudade em toda família, principalmente em seus netos Lucas, Enzo, Gabriel e Miguel. Faleceu em 10 de novembro de 2022.

Sobre Jornal É Notícia

O Jornal a serviço de Sacramento / WhatsApp: 34 9 8423-26 86

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *