sábado , 18 maio 2024

Prefeitura repassa verba para a realização da tradicional Festa do Divino Pai Eterno

Prefeito Wesley De Santi de Melo efetua repasse para auxiliar na realização da Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno de Sacramento, tradição em nosso município há 29 anos.

A imagem peregrina do Divino Pai Eterno visita Sacramento no próximo sábado, dia 10 de junho, oportunidade na qual será celebrada a missa no Santuário de Santos Reis, localizado no Sítio da Família Bizinoto.

DIVINO PAI ETERNO O Divino Pai Eterno é uma devoção católica à Santíssima Trindade e sua devoção começou em 1840, quando o casal de lavradores Constantino Xavier Maria e Ana Rosa de Oliveira Xavier Maria encontraram às margens o córrego do Barro Preto, um medalhão com a representação da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria nos céus.

O MEDALHÃO

A devoção ao Divino Pai Eterno teve início por volta de 1840, com o casal de agricultores Constantino Xavier Maria e Ana Rosa de Oliveira Xavier Maria, que vieram se estabelecer nas proximidades do Córrego do Barro Preto, distante aproximadamente vinte e dois quilômetros do município de Campininhas das Flores.

Constantino, um homem muito religioso e neste ponto apoiado pela esposa, começou a trabalhar na terra para plantação. Certo dia enquanto lidavam no campo, a enxada tocou em algo rígido que não era pedra. Ao conferir notaram ser um medalhão belíssimo de

barro, com tamanho em torno de meio palmo de circunferência onde estava representada a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Eles beijaram o medalhão sagrado e levaram-no para casa.

Constantino e seus familiares começaram a rezar diante do medalhão encontrado, a notícia se espalhou e aos poucos outros moradores locais passaram a rezar junto à Santíssima Trindade.

SIGNIFICADO DA IMAGEM

A representação artística se caracteriza pelas três pessoas divinas: Deus Pai, como um senhor mais velho; o Filho, Jesus Cristo, como um homem mais jovem, tendo em vista sua vida pública iniciada com trinta anos, conforme o Evangelho de Lucas (Lucas 3:23); e do Espírito Santo, em forma de pomba, como é narrativa evangélica do batismo de Jesus (Lucas 3:21–22); as três pessoas coroam Maria Santíssima, mãe de Jesus, a primeira que acolheu o chamado de Deus Pai, a conceber do Espírito Santo, Jesus.[2] E isto faz de Maria a primeira cristã, ou seja, em Maria todos os homens que acolhem Jesus em seus corações são cristãos. A proximidade entre as pessoas divinas lembra a sua unidade: Três Figuras, a Trindade; Deus, Uno e Trino.

Confira a programação do XXIX Encontro de Romeiros do Divino Pai Eterno:

5h – Romaria dos devotos, saindo defronte ao cemitério

7h – Romaria de ciclistas, saindo defronte ao cemitério

9h – Cavalgada, saindo da Praça da Estação

10h – Celebração da Santa Missa dos devotos e romeiros

Sobre Jornal É Notícia

O Jornal a serviço de Sacramento / WhatsApp: 34 9 8423-26 86

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *