sábado , 18 maio 2024

Saúde de Sacramento e premiada durante 18ª Mostra Brasil

Entre os dias 16 e 19 de julho, foi realizado na cidade de Goiânia/GO, o XXXVII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), maior evento de saúde pública da América do Sul. A Secretaria de Saúde de Sacramento esteve presente na conferência e foi premiada na 18ª Mostra Brasil “Aqui tem SUS”, momento voltado para a avaliação de mais de 500 experiências de trabalho de todo o país.

Em 2023, o congresso da Conasems obteve recorde de inscrições, reunindo mais de 11 mil pessoas para troca de experiências e consagração de trabalhos exitosos. Representando Sacramento no evento, o secretário de Saúde, Dr. Reginaldo Afonso dos Santos, e as servidoras Suzy Delgado e Karla Pereira apresentaram os projetos “Equipe Complementar em Saúde Mental: um cuidado ao profissional de saúde” e “Vacina em Ação: estratégias utilizadas para reconquista das altas coberturas vacinais”.

Contemplado com certificação de excelência na Modalidade 1 da 18ª Mostra Brasil “Aqui tem SUS”, o projeto Vacina em Ação, de autoria da enfermeira Suzy Delgado, esteve em destaque entre os 73 trabalhos premiados na edição. A proposta traz os procedimentos adotados pela equipe de Saúde de Sacramento para garantir altas coberturas vacinais no município, contribuindo para a proteção da população.

Segundo o secretário de Saúde, Dr. Reginaldo, o reconhecimento do projeto no congresso de nível nacional reflete a experiência vitoriosa da equipe de Sacramento, que conseguiu cumprir as metas de vacinação mesmo em tempos difíceis, com a disseminação de notícias falsas sobre as vacinas.

Para enfermeira Suzy Delgado Foi uma honra apresentar o trabalho da equipe de Imunização de Sacramento no maior congresso de saúde pública da América Latina, e receber reconhecimento pelo trabalho exercido. Nos últimos anos, temos observado uma queda gradual das coberturas vacinais, à nível nacional. A pandemia da COVID-19 agravou tal situação, uma vez que a orientação das autoridades sanitárias de isolamento social afastaram a população das salas de vacina. Aliado à isso, vemos o crescimento dos movimentos “anti-vacinação” e da divulgação de fake news nas mídias sociais. O município investiu na busca ativa domiciliar e na ampliação do acesso da população aos imunobiológicos, visando levar a vacina até a população. Tal estratégia permitiu o alcance das altas coberturas vacinais e a reclassificação do município como “Baixo Risco de Reintrodução de Doenças Imunopreveníveis”. O mérito desta conquista é de toda a equipe da Secretaria de Saúde! Foram tempos difíceis, mas nossa equipe não poupou esforços para garantir a proteção da nossa população. Através de realização de drive-thru, vacinações extra-muro, ações em empresas, na zona rural, nas escolas… sempre tentando levar a vacina para quem não podia ir às Unidades de Saúde. Todo o nosso sucesso é fruto de um grande trabalho em equipe. Tenho muito orgulho da minha equipe da saúde, e muita gratidão pelo excelente trabalho prestado à população sacramentana.

Sobre Jornal É Notícia

O Jornal a serviço de Sacramento / WhatsApp: 34 9 8423-26 86

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *