domingo , 3 março 2024

Coral Edim Neves completa 25 anos

O Coral Edim Neves, reunido com os esforços do Prof. Carlos Alberto Cerchi, é um coral a quatro vozes: temos Baixos, Tenores, Contraltos e Sopranos.O primeiro regente, Maestro Edim Neves, residente em Ribeirão Preto, não media esforços para vir à Sacramento, lecionar aulas de música e reger também a Banda Lira do Borá. Era uma pessoa muito alegre, bem-humorada e paciente, da qual sentiremos sempre saudades.

Após seu falecimento, o Coral passou a ser regido pelo Maestro Aparecido José Ferreira, nosso querido Cidão, que tem experiência na regência de outros corais e chama a atenção pela sua belíssima voz, destacando-se por sua excelência no baixo, além de ser também sax sofonista na Banda Lira do Borá.

De 2000a 2016 o Coral Edim Neves foi regido pelo saudoso Maestro Paulo Constâncio da Silva, cuja capacidade para ensinar, criar arranjos, reger, e tocar vários instrumentos era notável, causando admiração e inspirando os músicos e aprendizes. Colaborou de forma imensurável com sua experiência de ter participado da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, de ter regido a Banda do 4º Batalhão de Polícia Militar, e de ter fundado, regido e participado de tantas outras bandas de música e conjuntos musicais.

Atualmente, contamos com toda dedicaçãodo Maestro Guilherme Kassabian de Paiva. Guilherme é sacramentano e iniciou seus estudos musicais em Sacramento, no Núcleo Musical Neo Som, e posteriormente em Uberaba, com os Professores Sylvio Robazzi e Deurípedes Carreira. Cursou faculdade de música e é um dos fundadores do grupo Viena Musical, de Uberlândia. Está também à frente dos demais projetos da AMS: Banda Lira do Borá, escola de música Ferrúcio Bonatti e Flautistas da Lira do Borá.

A noite de comemoração contou com a participação da Banda Lira do Bora os flautistas e convidados Cris Dantas, integrante do Coral, para executou a música Primavere, de sua autoria, Willian Borges, integrante do Coral Edim Neves, que apresentará a canção “Tentei te esquecer”, sucesso sertanejo, Luiz Alberto diretor de cultura e convidado especial que brindou a todos com a canção “Noite do Meu Bem”. Maria José, mais conhecida como “Mazé”, leu um poema de sua autoria.

A coralista Vânia Manzan em sua fala exaltou alegria do momento e também contou alguns fatos sobre o coral “É uma alegria tê-los aqui nesta noite para prestigiar um momento tão especial em que comemoramos os 25 anos do coral Edim Neves Falar desse coral é lembrar do dia em que o professor Carlos Alberto Cerchi e Nílson Silva, que era membro da Banda Lira do Borá, nos propuseram a formação de um coral  o que, prontamente, aceitamos o desafio e fomos em busca de nomes de pessoas que gostavam de música e viessem se juntar a nós: Cidão, Anésio, Luiz, Maria Aparecida, Stela e eu, Vânia Beatriz Manzan. Com a formação do coral, começaram os ensaios sob a regência do maestro Edim Neves, no Palácio das Artes. Ele era um ser humano forte, dedicado, que, apesar da sua pouca visão, regia com maestria a Banda Lira do Borá e o coral. Tenho-o como exemplo de doação, sabedoria, perseverança e amor ao que fazia. Depois de um certo tempo, após sua morte, nosso amigo Aparecido José Ferreira, o Cidão, com sua experiência em reger o coral na Casa de Oração, passou a reger-nos, com o que muito contribuiu. Algum tempo depois, tivemos o privilégio de ter entre nós o maestro Paulo Constâncio, que nos ensinou a ter disciplina pois cobrava de nós responsabilidade, compromisso e dedicação para com os ensaios. Era uma pessoa de grande coração. Brincava, quando era o momento, e na hora dos ensaios era pura seriedade. Ele dizia que éramos sua segunda família e nós nos sentíamos assim. Saudades. Hoje temos um jovem maestro, Guilherme Kassabian, na regência da Banda Lira do Borá e do Coral Edim Neves. Uma pessoa compromissada, dedicada, que faz tudo com carinho e amor à música. Somos gratos por seu empenho, amizade, respeito e zelo. Mais uma vez, agradecemos a presença de todos nesta noite.

A presidenta da Associação Musical Camila Souza Sinto-me muito feliz em fazer parte da Associação Musical de Sacramento e poder compartilhar desse momento em comemoração aos 25 anos do Coral Edim Neves. Em todos esses anos, tem sido realizado um belo trabalho! Foi uma noite maravilhosa, cheia de lindas apresentações e recordações. Agradeço a todos que estiveram presentes, aos que nos apoiam, aos amigos músicos e coralistas, aos demais membros da atual diretoria e das diretorias anteriores, e aos regentes com os quais tive o prazer de conviver e a todos que se dedicaram para tornar memorável esse momento. Sou muito grata pelo companheirismo e aprendizado. Parabéns, Coral Edim Neves! Que venham muitos anos mais! ” Finalizou.

 

O maestro Guilherme Kassabian em sua faça agradeceu Associação Musical é uma noite muito especial onde podemos homenagear, os maestros que estiveram à frente tanto coral Edim Neves, como da Banda Lira do Borá e na musicalização de todos os envolvidos com Associação Musical de Sacramento, uma alegria também é ver ex-integrantes se fazendo presentes”, finaliza enaltecendo alegria de poder fazer deste trabalho e também poder fazer grandes amigos no ambiente musical da associação e que frutos continuem florescendo e novos integrantes como os flautistas dando continuidade na área musical de nossa Sacramento.”

Sobre Jornal É Notícia

O Jornal a serviço de Sacramento / WhatsApp: 34 9 8423-26 86

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *