quarta-feira , 24 julho 2024

Morre o barbeiro Abiner Ferreira Gomide

Faleceu no início da noite de domingo (17) Abiner Ferreira Gomide, ele que estava internado há 17 dias na UTI do Hospital das Clínicas – UFTM, em Uberaba, onde faleceu por pneumonia, distúrbio atrioventricular total e outras complicações. Seu corpo foi transladado para Sacramento velado por familiares e amigos e sepultado as 16hs da última segunda-feira após Sessão Fúnebre – homenagem realizada pelos irmãos da Loja Maçônica General Sodré.

Ele deixa a viúva Maria Aparecida, os filhos Marcelo, Patrícia e Thales e os netos Henrique, Stella, Carolina, Gregório e Miguel.

ABINER FERREIRA GOMIDE – Nascido em 17 de outubro de 1940, na localidade denominada de Pedroso, zona rural de Sacramento, mudou-se ainda criança para a cidade, com a família. Filho de Tancredo Ferreira Borges e Maria dos Anjos Gomide. Seus irmãos: Adalto, Anézio, Aldene, Aurazila, Aurila, Auta, Adolar, Agassis e Antonino.

Casado com Maria Aparecida Bianchini Gomide desde fevereiro de 1.968, tem três filhos: Marcelo, Patrícia e Thales; e cinco netos: Henrique, Stella, Carolina, Gregório e Miguel.

Matriculado aos cinco anos, cursou o primário no Grupo Escolar Afonso Pena Júnior e, como à época o ensino ginasial era pago e por ser de família grande (nove irmãos), esperou para cursar o ginásio do Colégio Allan Kardec, que era gratuito. Em seguida, cursou o Técnico em Contabilidade na escola Maria Crema. Pela falta de condições, não pode prosseguir com os estudos de nível superior.

Ainda menino, vendia nas ruas de Sacramento frutas e doces que sua mãe fazia. Trabalhou em armazém de secos e molhados e iniciou o aprendizado da profissão de Barbeiro aos 17 anos, com seu irmão Anézio. Desde então, foram mais de 60 anos manuseando tesouras e navalhas até sua aposentadoria, em 2019. Fazia um belo trabalho de ir até a casa dos clientes doentes impossibilitados de se locomoverem para cortar cabelo e barba, nos finais de semana.

Personalidade muito conhecida na cidade, em 2010 figurou entre os 100 (cem) sacramentanos mais conhecidos, numa pesquisa realizada pela Prefeitura Municipal. De fato, a Barbearia do Abiner era referência, tanto no profissionalismo e qualidade do serviço, como de ponto de encontro entre amigos e até mesmo de entrega de encomendas entre moradores da zona rural e da urbana.

Foi um dos fundadores da Vila Sinhazinha, tendo trabalhado na construção das casas daquela vila, inclusive buscando areia no Rio Grande, que era tirada em latas carregadas nos braços. Participou da diretoria do Colégio Allan Kardec, como tesoureiro, e da Fundação Lar de Eurípedes, no Conselho Fiscal. Integrou a diretoria da Associação Musical de Sacramento, no Conselho Deliberativo. Como Maçom, ocupou a presidência da Loja Maçônica General Sodré, por dois mandatos, tendo ocupado outros cargos, como de secretário, em que trabalhou por cerca de 15 anos. Fez parte desta Instituição por mais de 50 anos. Recebeu as seguintes honrarias: da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais: Título de Past-Venerável, Comenda da Ordem da Águia, Grande Medalha de Honra ao Mérito Manoel dos Reis Correa pelos relevantes serviços prestados à Pátria e à Humanidade; da União de Lojas Maçônicas de Uberaba e Região: Título de Maçom do Ano; da Loja Maçônica General Sodré: a Medalha Oscar Martins.

Continuou atuante no movimento espírita até enquanto teve forças físicas para tal, participando de reuniões e integrando grupos de trabalho no Grupo Espírita Batuíra e no Albergue Mariano, em Santa Maria.

Em 2018, foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo da Câmara Municipal de Sacramento “Dr. Clemente Vieira de Araújo”, por indicação do vereador Dr. Pedro Teodoro Rodrigues de Resende. Na ocasião, proferiu discurso de agradecimento em nome dos homenageados da noite.

A serenidade no olhar e nos gestos, aliada à postura discreta, são as características que mais se destacaram no barbeiro sacramentano Abiner Ferreira Gomide. Abiner 60 anos manuseando a navalha, a tesoura e o pente com maestria, em uma profissão secular que, ao contrário do que possa parecer, está longe da extinção.

Sobre Jornal É Notícia

O Jornal a serviço de Sacramento / WhatsApp: 34 9 8423-26 86

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *