domingo , 3 março 2024

Prefeitura amplia vacinação contra a meningite nas unidades de saúde

Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacina meningocócica ACWY estará disponível em todas as Unidades de Saúde do município até sexta-feira, dia 30 de junho, atendendo os seguintes grupos:

– Crianças de 3 meses, 5 meses ou 12 meses (não vacinadas com meningo C ou ACWY), em substituição a vacina meningo C de rotina.

– Adolescentes de 15 a 18 anos (não vacinados com meningo C e ACWY ou com 5 anos da última dose de ACWY)

– Profissionais de saúde (não vacinados com meningo ACWY, intervalo de 30 dias com meningo C)

– Pessoas que vivem com HIV-Aids (com 5 anos da última dose de meningo C ou ACWY). Dose de reforço segue recomendações do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

– Pessoas com 19 anos ou mais (intervalo de 30 dias com meningo C; na indisponibilidade da meningo C, podem tomar uma dose de ACWY).

A vacina da meningite ACWY é uma das principais formas de prevenção contra doenças invasivas causadas pela bactéria Neisseria meningitidis, que gera inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

Diferente da vacina meningocócica C, amplamente administrada, a ACWY possui uma cobertura vacinal mais completa, prevenindo o indivíduo da ação de 4 sorogrupos da bactéria meningococo: A, C, W-135 e Y.

Procure sua Unidade de Saúde para atualizar o cartão de vacinas!

Sobre Jornal É Notícia

O Jornal a serviço de Sacramento / WhatsApp: 34 9 8423-26 86

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *