sábado , 22 junho 2024

Prefeitura celebra Dia Mundial e Municipal do Rock com festival Rock in Sacra

O Dia Mundial do Rock, celebrado em 13 de julho, surgiu para homenagear o estilo musical que revolucionou gerações. Nesta data, em 1985, aconteceu um dos maiores festivais de todos os tempos: o Live Aid, um mega evento com a presença das principais bandas de rock da época, idealizado para arrecadar doações para reduzir a fome na Etiópia.

No entanto, diferente do que sugere o título, não se trata de uma data internacional definida. Por volta de 1987, dois anos depois do festival, o dia 13 começou a ser celebrado principalmente por rádios brasileiras. A explicação para a escolha envolve um pedido feito pelo músico britânico Phil Collins durante o Live Aid, que teria sugerido que aquela data se tornasse um marco de celebração do rock. A ideia foi caindo no gosto do público, e o Dia Mundial do Rock acabou se consolidando no Brasil.

Em Sacramento, o dia 13 de julho foi instituído, por meio da Lei nº 1.638, como “Dia Municipal do Rock”. Desde 2019, a data entrou para o calendário de festividades do município com o intuito de promover cultura, turismo, entretenimento e lazer para toda a população, com diversidade de classe, idade, gênero, religião e escolaridade.

Vamos celebrar o rock juntos? O Festival Rock in Sacra acontece no próximo dia 22 de julho, no Parque de Exposições Hugo Rodrigues da Cunha, com o apoio da Prefeitura Municipal de Sacramento.

E contará com uma mega estrutura com, praça de alimentação, incluindo comida japonesa, espetinho assado, pizzas zandona, pastel artesanal, sanduíche defumando, área kids e vários shows, com as bandas, RAIMUNDOS, BLACK PANTERA, BEATO

SALU, ROCK AO CUBO, OS PATTO, e BARBAS DO ROCK, comemorando os “13º Rock In Sacra”.

O evento que tem o cunho solidária, a cada ano passa, inova e trás sempre atrações de nível nacional. É fato que Sacramento vem se tornando uma cidade de diversidades a qual atende a todos os públicos. O evento acontece no próximo dia 22 de julho, antecipem seus convites, toda renda será revertida à APA’S, Santa Casa de Misericórdia de Sacramento e Lar São Vicente de Paula.

HISTÓRIA

Em 13 de julho de 1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia. O evento chamou a atenção por contar com a presença de muitos artistas famosos na época. Entre os participantes, estavam The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath.

NO BRASIL

Apesar de se chamar “Dia Mundial do Rock”, a data só é comemorada no Brasil. Ela começou a ser celebrada em meados dos anos 1990, quando duas rádios paulistanas dedicadas ao rock – 89 FM e 97 FM – começaram a mencionar a data em sua programação. A celebração foi amplamente aceita pelos ouvintes e, em poucos anos, passou a ser popular em todo o país. Entretanto, essa data é completamente ignorada em todo o resto do mundo, com exceção da Argentina.

Outros países e localidades não têm uma data específica para celebrar esse estilo musical ou têm outras datas.

Por ser uma data definida arbitrariamente e sem respaldo em outros países,[5] especialistas em música contestam essa escolha. Eles sugerem outras datas que seriam mais significativas para a história do rock e que, portanto, mereceriam ser o verdadeiro Dia do Rock. Entre elas, estão o dia 5 de julho, quando, em 1954, Elvis Presley, ao lado de Scotty Moore (guitarra) e Bill Black (contrabaixo), gravou uma versão de That’s All Right de Arthur Crudup e 9 de fevereiro, quando, em 1964, a banda The Beatles se apresentou pela primeira vez nos EUA.

Vida longa ao rock n’roll! E viva o rock solidário!

Sobre Jornal É Notícia

O Jornal a serviço de Sacramento / WhatsApp: 34 9 8423-26 86

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *