Prefeito Wesley De Santi de Melo efetua repasse para auxiliar na realização da Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno de Sacramento, tradição em nosso município há 29 anos.
A imagem peregrina do Divino Pai Eterno visita Sacramento no próximo sábado, dia 10 de junho, oportunidade na qual será celebrada a missa no Santuário de Santos Reis, localizado no Sítio da Família Bizinoto.
DIVINO PAI ETERNO O Divino Pai Eterno é uma devoção católica à Santíssima Trindade e sua devoção começou em 1840, quando o casal de lavradores Constantino Xavier Maria e Ana Rosa de Oliveira Xavier Maria encontraram às margens o córrego do Barro Preto, um medalhão com a representação da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria nos céus.
O MEDALHÃO
A devoção ao Divino Pai Eterno teve início por volta de 1840, com o casal de agricultores Constantino Xavier Maria e Ana Rosa de Oliveira Xavier Maria, que vieram se estabelecer nas proximidades do Córrego do Barro Preto, distante aproximadamente vinte e dois quilômetros do município de Campininhas das Flores.
Constantino, um homem muito religioso e neste ponto apoiado pela esposa, começou a trabalhar na terra para plantação. Certo dia enquanto lidavam no campo, a enxada tocou em algo rígido que não era pedra. Ao conferir notaram ser um medalhão belíssimo de
barro, com tamanho em torno de meio palmo de circunferência onde estava representada a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Eles beijaram o medalhão sagrado e levaram-no para casa.
Constantino e seus familiares começaram a rezar diante do medalhão encontrado, a notícia se espalhou e aos poucos outros moradores locais passaram a rezar junto à Santíssima Trindade.
SIGNIFICADO DA IMAGEM
A representação artística se caracteriza pelas três pessoas divinas: Deus Pai, como um senhor mais velho; o Filho, Jesus Cristo, como um homem mais jovem, tendo em vista sua vida pública iniciada com trinta anos, conforme o Evangelho de Lucas (Lucas 3:23); e do Espírito Santo, em forma de pomba, como é narrativa evangélica do batismo de Jesus (Lucas 3:21–22); as três pessoas coroam Maria Santíssima, mãe de Jesus, a primeira que acolheu o chamado de Deus Pai, a conceber do Espírito Santo, Jesus.[2] E isto faz de Maria a primeira cristã, ou seja, em Maria todos os homens que acolhem Jesus em seus corações são cristãos. A proximidade entre as pessoas divinas lembra a sua unidade: Três Figuras, a Trindade; Deus, Uno e Trino.
Confira a programação do XXIX Encontro de Romeiros do Divino Pai Eterno:
5h – Romaria dos devotos, saindo defronte ao cemitério
7h – Romaria de ciclistas, saindo defronte ao cemitério
9h – Cavalgada, saindo da Praça da Estação
10h – Celebração da Santa Missa dos devotos e romeiros