domingo , 28 abril 2024

12ª Romaria do Venerável Padre Vítor Coelho de Almeida

No dia 22 de julho aconteceu a 12ª Romaria do Padre Vítor no Santuário Nacional de Aparecida.

Desde 2012, o Missionário Redentorista Padre Vítor Coelho de Almeida é homenageado no Santuário Nacional de Aparecida com a Romaria que leva seu nome. O Venerável Padre Vítor nasceu em Sacramento no ano de 1899.

A primeira edição foi preparada para celebrar os 25 anos de seu falecimento, promovendo um momento especial que refaz a memória de suas virtudes, de seu valor e de tudo aquilo que ele representa para o povo brasileiro.

A cada ano, a Romaria Padre Vítor torna-se mais popular, atraindo devotos para os quatro dias de oração, incluindo o Tríduo de Preparação, onde são revelados o carisma e as obras de Padre Vítor, além de sua fervorosa devoção a Nossa Senhora Aparecida.

Nesta 12ª edição da Romaria, os fiéis tiveram um novo momento para celebrar a vida de Santidade deste Venerável redentorista. No dia 21 de julho – data em que se completam 36 anos da passagem do Pe. Vítor para a eternidade – foi realizada a transladação do túmulo dele para a Capela São José, no interior do Santuário Nacional.

Após Consagração Solene realizada às 15h, na Basílica Histórica, teve iníciouma emocionante

procissão com os restos mortais do “Apóstolo de Aparecida” que seguiu até o Santuário Nacional. O traslado ocorreu com a presença de centenas de fiéis.

A transladação aconteceu devido a uma grande reforma que será realizada no “Convento Velho”, como explicou o Pe. Anísio Tavares, C.Ss.R, vice-postulador da Causa de Beatificação do Pe. Vítor:

“A princípio é importante esclarecer que a transladação do túmulo do Venerável Pe. Vítor Coelho não está relacionada diretamente com a Causa de Beatificação. O motivo dessa transferência de local é a reforma do Memorial Redentorista e de todo o prédio, que é a Casa Mãe da Província Redentorista de São Paulo. Para que o povo de Deus possa continuar fazendo suas visitas ao túmulo do Venerável e fazer ali seus momentos de oração, um novo lugar foi preparado”.

O processo de Beatificação do Pe. Vitor Coelho de Almeida está em Roma, na Congregação para a Causa dos Santos. Após a comprovação que o “Apóstolo de Aparecida” viveu virtuosamente sua vocação como missionário redentorista junto ao povo de Deus, com o título de Venerável, é aguardada a aprovação de um milagre atribuído a sua intercessão, em 1998, na cidade de Pirassununga-SP, que está sendo estudado pelo Vaticano desde 2014. A aprovação do milagre levará à beatificação do Venerável Pe. Vítor Coelho de Almeida.

A cidade de Sacramento esteve representada no Tríduo, Romaria e Trasladação dos restos mortais por mim e no sábado (22/07) também estiveram presentes, Padre Leandro Santos, os coroinhas da Paróquia Basílica e alguns familiares.

Padre Ricardo Alexandre Fidelis
Pároco da Paróquia Basílica do Santíssimo Sacramento

Sobre Jornal É Notícia

O Jornal a serviço de Sacramento / WhatsApp: 34 9 8423-26 86

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *