sábado , 2 março 2024

Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) é inaugurado em Sacramento

Na última terça-feira (25), foi inaugurado o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE), sistema de pronto atendimento que chega a Sacramento através de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

O SIATE chega a Sacramento, centralizando as centrais 192 e 193, com o objetivo de aprimorar o atendimento daqueles que necessitam de serviços pré-hospitalares. Para isso, conta com uma equipe mista de profissionais composta por médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, socorristas e bombeiros militares à disposição da comunidade. A funcionalidade do SIATE é similar ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Estiveram presentes na solenidade de inauguração do SIATE em Sacramento: o prefeito Wesley De Santi de Melo, acompanhado da primeira-dama Maria Teresa Abrate Melo; Coronel Ricardo Maresguia Mendes, comandante do 8º BBM; Tenente Patrick Silva, comandante do Pelotão de Bombeiros de Sacramento; Capitão Wagner de Paulo Nascimento, responsável pela 184ª Cia da Polícia Militar; vereadores Sargento Edna, Professora Leia, Dr. Talhys Andrey, Márcio Luiz de Freitas (Marzola); Dr. Pedro Teodoro; Carlos Rodrigues (Bananal); e assessores municipais, representados na mesa de honra pelo secretário de Saúde Dr. Reginaldo Afonso dos Santos.

Conforme o Secretário de Saúde, Dr. Reginaldo Afonso dos Santos, são poucas as cidades que possuem o SIATE ou o SAMU Regional, o que coloca Sacramento à frente, com a disponibilidade de 27 bombeiros militares e mais 15 profissionais capacitados da Secretaria de Saúde.

O prefeito Baguá agradeceu o empenho da equipe da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros e destacou que a comunidade sacramentana é a maior beneficiada com essa união.

No final da solenidade de inauguração, a equipe do SIATE realizou uma demonstração simulada do serviço de atendimento pré-hospitalar.

Siate: o que é?

O Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) são atendimentos médicos que prestam uma espécie de assistência prévia ao (à) paciente, ou seja, antes que ele (a) seja encaminhado para um pronto-socorro.

Esse tipo de atendimento é vital, dependendo da gravidade do caso. Isso porque alguns procedimentos, como desfibrilação, aplicação intravenosa de alguns medicamentos ou oxigênio, podem ser necessários para estabilizar e preservar a vida do (a) paciente até que ele (a) receba atendimento adequado.

O atendimento do Siate (193) é indicado para casos complexos, entre eles estão:

  • Acidentes de trânsito com uma ou mais pessoas;
  • Ferimento por arma branca (faca, canivete, entre outros) ou arma de fogo;
  • Quedas que desencadeiam traumas, fraturas e ferimentos;
  • Ataque de animais, como cães, e picada de animais peçonhentos, como cobra, aranha ou escorpião;
  • Choque elétrico;
  • Afogamentos;
  • Lesões, como perna quebrada;
  • Soterramentos;
  • Queimaduras químicas, com óleo, objetos quentes ou água, por exemplo.

Sobre Jornal É Notícia

O Jornal a serviço de Sacramento / WhatsApp: 34 9 8423-26 86

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *