sábado , 2 março 2024

Palestra ministrada por Dr. Bereta sobre o tema “Transtorno Específico de Aprendizagem”.

Na última quarta-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma palestra sobre o tema “Transtorno Específico de Aprendizagem”, voltada para os profissionais de Educação, Psicologia e áreas correlatas. O momento informativo foi realizado no anfiteatro da Casa da Cultura Sergio Pacheco, sob mediação do médico Dr. Francisco Olívio Bereta.

Dr. Bereta que formado Pela Universidade Federal de do Paraná, se formou em no ano de 1977, e também fez residência em pediatria nos anos subsequentes 1978 e 1979. Em 1980 chegou a Sacramento para trabalhar e inaugurar tempo na medicina infantil na cidade e na Santa Casa. Dr. Bereta além de atuar como pediatra e único da cidade na época, era plantonista na Santa Casa como clinico Geral, permanecendo no plantão 11 anos.

Naquele tempo em que os médicos usavam impecáveis roupas brancas, foi um ir e vir pelas ruas centrais rumo a Santa Casa e de volta ao consultório, sempre à disposição dos pacientes. Cada bebê nascido, lá estava ele sempre solícito, talvez confirmando hoje que maior parte da geração dos 40 anos, passou pelas suas mãos.

Seu amor a profissão é imenso, sua atenção e preocupação com a saúde infantil são constantes por acreditar que a criança que não recebe toda a dedicação, proteção, no futuro ela será problema para sociedade, embora reconheça que a saúde nestes 40 anos andou a passos largos, Dr. Bereta acompanhou toda a evolução da Santa Casa e da saúde de Sacramento.

Dr. Bereta que já foi secretário de saúde, diretor clinico da Santa Casa e da APAE em Sacramento, Dr. Bereta costuma dizer que pediatra e o advogado das crianças…

De acordo com o palestrante e médico Pediatra, o termo Transtorno Específico de Aprendizagem abrange diferentes condições neurobiológicas que afetam o processamento de informações e a aprendizagem, como dislexia e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

O encontro contou a presença de diretores de escolas, professores, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos e demais responsáveis por operar com os processos de ensino-aprendizagem dos alunos. Também participaram, o secretário de Saúde Dr. Reginaldo Afonso dos Santos e a vereadora Professora Leia.

Após a palestra, o público presente teve a oportunidade de trocar experiências e debater soluções para lidar com os desafios relacionados a dificuldade de aprendizagem de crianças e jovens do município.

Sobre Jornal É Notícia

O Jornal a serviço de Sacramento / WhatsApp: 34 9 8423-26 86

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *