sábado , 2 março 2024

Secretária de Cultura promove 4º Encontro da Igualdade Racial em comemoração ao 13 de maio

No último sábado (13), a Secretaria Municipal de Cultura promoveu uma cerimônia em menção ao Dia da Abolição da Escravatura e Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo.

O 4º Encontro da Igualdade Racial, realizado na Casa da Cultura Sérgio Pacheco, contou com as seguintes atrações: palestrantes Marlene Apolinário e Paulo Henrique Ferracini; desfile de beleza afro; Congada Guarda de São Benedito; Capoeira Raça Brasil; apresentação musical com Carolina Ribeiro, Cid e músicos convidados; movimento de dança Ziriguidum; e o grupo ilê oyóomóipondáaséopobarú, comandado pelo pai de santo Messias Fernando.

Conforme os líderes presentes na cerimônia, a data oficial da abolição da escravidão no Brasil, 13 de maio, é, na verdade, um dia de reflexão e luta. Ocorre que, na prática, a Lei Áurea libertou os escravizados, mas não trouxe nenhuma reparação pelos quase 300 anos anteriores de escravidão, pelo contrário, perpetuou o racismo estrutural.  O encerramento final da noite de belas e emocionantes apresentações.

A Rainha Perpetua da Congada Lucimar dos Reis Jaques também se posicionou sobre o dia 13 de maio “Esta data de 13 de maio deixou de possuir um certo prestígio desde a década de 70 com a instituição do dia da Consciência Negra, devido aos movimentos negros brasileiros, que ressaltam o papel dos próprios negros no processo de sua emancipação. Assim o dia 20 de novembro que relembra a execução de Zumbi é que na verdade seria um contraposto ao 13 de maio.

No dia 13 de maio comemora – se a vitória do movimento abolicionista e do parlamento brasileiro para a comunidade negra aqui em nossa Sacramento é importante ter em mente que a história trata de fatos do passado, todavia as interpretações precisam ser reavaliadas para que possamos passar para nossos filhos, netos, amigos a verdadeira valorização e consideração, por exemplo qual é a estatística de negros e brancos não alfabetizados, quantos concluíram pelo menos o ensino médio…

Resgatar a cultura é importante sim, ter o conhecimento para fazer valer nossos direitos eu senti a falta desses conhecimentos no evento do dia 13 de maio de 2023 na Casa da Cultura de Sacramento onde tinha pessoas querendo saber para que serviu a Lei áurea , quantos escravos existiam no Brasil em 1888 e nos dias atuais  quais medidas que favorece para integrar socialmente tendo em vista que  muitos de nós ainda estamos abandonados à própria sorte, quem tem um cargo melhor está visando seus lucros e onde está a igualdade ? Quem está no comando ou na liderança precisa repassar conhecimentos e orientações aos demais para que todos possam continuar no mesmo foco”.

Sobre Jornal É Notícia

O Jornal a serviço de Sacramento / WhatsApp: 34 9 8423-26 86

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *