quarta-feira , 24 julho 2024

XIII de Maio é o grande Campeão do Campeonato de Futebol Amador

Na manhã do último domingo (16), as equipes XIII de Maio/Allan Modas e Cantinho da Zeli se enfrentaram na grande final do Campeonato de Futebol Amador ENGIE 2023, realizada no Estádio Municipal Dr. João Cordeiro, com a presença de grande público.

Em uma partida eletrizante, quem levou a melhor foi a equipe XIII de Maio/Allan Modas, que venceu o Cantinho da Zeli por 2 a 0 e conquistou o Troféu Antônio Claret Scalon. Taça esta que presta homenagem ao saudoso Polaco, um dos notáveis incentivadores da cultura e do esporte em Sacramento.

O prefeito Wesley De Santi de Melo e o vice-prefeito Osmar Trevisan Junior participaram da cerimônia de premiação Campeonato de Futebol Amador ENGIE 2023, acompanhados do secretário de Esportes, Fernando Oliveira Martins, e dos vereadores Gregório Pinheiro, Dr. Talhys Andrey, Professora Leia, Márcio Luiz de Freitas (Marzola), Carlos Antonio Rodrigues (Bananal). Também marcaram presença na premiação da final: Franciele Bisinoto, Carlos Cunha e Tarcísio Florêncio, representantes da ENGIE, patrocinadora da competição; além da família do homenageado.

Quem foi Antônio Claret Scalon “Polaco”

Antônio Claret Scalon “ Polaco”, filho de Antônio Scalon Sobrinho (Tonicão) Rita de Oliveira Scalon, Polaco é paranaense de nascimento, de Arapongas. Foi casado a mais de 40 anos com Valéria Schifini Scalon, o casal criou três filhos: Thiago (saudosa memória), Carla e Meg e quatro

netos. Polaco chegou a Sacramento aos sete anos e aqui escreveu sua história de vida.

Estudou na E.E. Afonso Pena Júnior onde cursou o primeiro grau; na E.E. cel. José Afonso de Almeida, obteve o ginásio e na Escola Municipal Maria Crema, fez o curso de contabilidade.

Começou a trabalhar muito cedo vendendo picolé para Sr. Mário Borges e engraxando sapatos. Trabalhou também com “tomate” na Cinelândia. Já adolescência foi trabalhar na Caxuana e mais tarde, na Pinusplan. Em 1973, trabalhou no Lacticínios Scala, onde permaneceu por alguns anos. Convidado por Noélia Fernandes de Oliveira, fez parte dos eu secretariado no Escritório Líder Técnico contábil, depois Café e Cereais Almeida. Em 1983, ingressou na Prefeitura Municipal.

Desde adolescente, mostrou seu interesse pelo esporte, jogou no CAS (Clube Atlético Sacramentano). Foi instrutor da fanfarra da E.E. Cel. José Afonso de Almeida por mais de 15 anos; fez parte da Liga Esportes, onde atuou como árbitro por mais de 20 anos, apitando jogos em Sacramento e região. Fundador da Escolinha de Futebol, no Sacramento Tênis Clube (Praça de Esportes) e um dos fundadores da URS. Grande incentivador do futebol veterano de dente de leite. E como desportista foi batalhador contra as drogas. Ressaltamos que Polaco coordenou por muitos anos as competições de natação, bochas, truco, jogos de inverno e o mais esperado de todos os anos, o Campeonato dos Veteranos da Praça de Esportes.

Por muito anos, foi Polaco que cuidava de toda a organização do carnaval sacramentano, ele sempre presidia a Comissão Organizadora da maior festa popular da cidade.

Há vários anos, ele coordenou também o Encontro Municipal e Regional de Folias de Reis de Sacramento, Polaco também prestava serviços ao ECAD e sempre apoiou entidades filantrópicas da cidade como APAE, Casa do Menor Rosa da Mata.

Polaco foi agraciado com o Título de Cidadania Honorária de Sacramento, conforme resolução nº 183 de 04 de junho de 2001, de autoria do então vereador Marcos Pires. E Comenda Dr. Clemente Vieira de Araújo Decreto Legislativo nº 153/2014 Rafael Scalon Cordeiro.

Polaco faleceu em maio de 2020, aos 68 anos, deixando um legado de contribuição à cultura carnavalesca e esporte de Sacramento

Sobre Jornal É Notícia

O Jornal a serviço de Sacramento / WhatsApp: 34 9 8423-26 86

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *