terça-feira , 18 junho 2024

SECRETARIA DE CULTURA REALIZA VARAL CULTURAL NA CASA DA CULTURA

O “Varal Literário: Minas em Versos” é desenvolvido em conformidade com a III Semana Estadual de Incentivo à Literatura, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – em atendimento ao disposto na Política Estadual do Livro (Lei 18312/2009) – com o objetivo de promover o contato da população com a literatura local. É uma iniciativa que promove a imersão literária por meio da divulgação dos poemas de diversos poetas e poetisas de Minas Gerais, valorizando a cultura e incentivando a leitura e a escrita.

As poesias de autores mineiros e sacramentanos estão expostos na entrada da Casa da Cultura para apreciação da população até o mês de maio.

•HISTÓRIA DA BIBLIOTECA Dr. José Valadares da Fonseca Histórico: A Casa da Cultura “Sérgio Pacheco”, fundada em janeiro de 1973, recebeu esta denominação pela lei nº. 86 de 11 de setembro de 1972. Construída no Governo do Dr. José Alberto Bernardes Borges, abriga um anfiteatro e a Biblioteca Pública Municipal Dr. José Valadares da Fonseca. Em pequena nota no jornal “O Estado do Triângulo” de 12 de dezembro de 1971, foi noticiado que o projeto arquitetônico do imóvel foi assinado pelo arquiteto Henry Brandão. Os construtores responsáveis pela obra foram Washington Bertolucci e Walteno Bertolucci, que também executaram outros prédios importantes na cidade, como a ampliação da Santa Casa, Sacramento Clube, parte do projeto do seminário, entre outras residências. Foi um projeto bastante solicitado pelos estudantes na época, que sentiam a necessidade de se ter na cidade uma biblioteca pública, assim como um anfiteatro, para sediar as diversas atividades educativas e artísticas dos cidadãos sacramentanos. Nos meses após sua inauguração, o anfiteatro foi palco de diversas atividades, como gincanas, exposições de trabalhos escolares e também exibições de filmes durante os finais de semanas. Em reportagem feita no jornal “O Estado do Triângulo” de 08 de julho de 1973,

consta que até aquela data a biblioteca ainda permanecia fechada e que seu acervo contava com mais de 5000 mil volumes. A Biblioteca recebeu o nome de Biblioteca Pública Municipal Dr. José Valadares da Fonseca em homenagem ao médico e prefeito de Sacramento entre os anos de 1947 e 1950. O anfiteatro recebeu o nome de Ângelo Crema, digníssimo personagem de nossa cidade, empresário atuante; o local é utilizado para palestras, teatros, apresentações de danças e músicas, seminários e debates.

Em 1998, entraram para o acervo permanente da Casa da Cultura, os quadros do artista sacramentano José Pires de Lima, os quais estão expostos no saguão de entrada. As obras retratam três sacramentanos ilustres: o poeta Homilton Wilson, o ator Lima Duarte e a escritora Carolina Maria de Jesus. Horário de funcionamento: 07:00 às 16:00h Endereço: Rua Coronel José Afonso de Almeida, nº 158, Centro Responsável: Prefeitura Municipal de Sacramento – Secretaria Municipal de Cultura Acervo: Dentro do acervo consta várias obras de autores da literatura internacional e nacional, além de obras de classificação especial e de escritores locais.

•Como fazer o empréstimo de livros As crianças e adolescentes devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, munidos de documentos pessoais e comprovantes de endereço. Com a ficha em mãos, o inscrito pode pegar até três livros por vez, com o prazo de 10 dias para a sua leitura, com a possibilidade de renovação.

Sobre Jornal É Notícia

O Jornal a serviço de Sacramento / WhatsApp: 34 9 8423-26 86

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *