sábado , 2 março 2024

Estação Ferroviária do Cipó revitalizada é inaugurada

A Prefeitura Municipal de Sacramento promoveu, na última terça-feira (3), uma cerimônia para inaugurar a restauração da Estação Ferroviária do Cipó “Antônio Florentino da Motta”, nomeada em homenagem ao cidadão que esteve à frente da estação por cerca de 30 anos.

Inaugurada em 1889 pela Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, a Estação Ferroviária do Cipó se tornou um importante marco para o desenvolvimento econômico e cultural de Sacramento e região.

Em 1975, a estação foi desativada e atualmente é tombada como patrimônio cultural ferroviário, sob responsabilidade da Administração Municipal. No local, além da restauração total da arquitetura, foi implantado um museu com as memórias da Antiga Estação Ferroviária do Cipó, um anfiteatro para eventos e um estabelecimento comercial em contrato de licitação.

O Governo Municipal, ao denominar ruas e logradouros públicos, pretende homenagear pessoas que deixaram marcas durante sua existência e que merecem ser lembradas pela população sacramentana. São pessoas distintas, de moral ilibada, engajadas e que não mediram esforços para contribuir com o desenvolvimento de nossa terra. Não se quedaram inertes diante das dificuldades, ao contrário, enfrentaram e venceram desafios. Deixaram um legado inestimável, inalienável, com fincas na justiça, honestidade e no trabalho.

Por isso, o homenageado, Senhor Antônio Florentino da Motta, é pessoa conhecida e reconhecida como guardião dos valores cristãos, morais e éticos. Emprestou seu labor com dignidade, dedicação e amor, visando o bem comum. Casou-se com Maria Abadia Florentino Motta, com quem teve os filhos: Augusta Florentino Cunha, Floricena Florentino Motta, Adolfinha Florentino Etchebehere, Florentino Antônio Motta, Martha Florentino Magnino, Mariana Florentino Silva, Alberta Florentino Motta e Sebastiana Florentino Motta Pereira. Faleceu em 18 de fevereiro de 1981. Aposentou-se na década de 1950.

Reproduz-se a biografia do homenageado, Sr. Antônio Florentino da Motta, que durante 29 anos foi o chefe da Estação Ferroviária do Cipó, elaborada pelos familiares

 

Participaram da cerimônia de inauguração: prefeito Wesley De Santi de Melo, acompanhado da primeira-dama Maria Teresa Abrate Melo; vice-prefeito Osmar Trevisan Junior e sua esposa Maria Clara Devós Trevisan; vereadores Gregório Pinheiro, Márcio Luiz de Freitas (Marzola), Carlos Rodrigues (Bananal), Dr. Pedro Teodoro, Dr. Talhys Andrey, Ieda Rezende, Professora Leia e Sargento Edna; familiares do homenageado, representados na mesa de honra por seu filho Florentino Antônio Motta; além de secretários municipais e convidados.

Fonte: PMS
Fotos: PMS / Joli Drone

Sobre Jornal É Notícia

O Jornal a serviço de Sacramento / WhatsApp: 34 9 8423-26 86

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *