sábado , 2 março 2024

Orquestra de Viola de Sacramento completa 10 anos

“Debulhar o trigo, recolher cada bago do trigo; forjar no trigo o milagre do pão; e se fartar de pão…”. Frase histórica de nossas raízes sertanejas, inserida na música “O Cio da Terra”, interpretada por uma das melhoras duplas raízes, Pena Branca e Xavantinho. A música sertaneja em voga, resgatando as raízes da viola caipira.

A viola é por excelência um instrumento musical do meio rural, sendo muito disseminada em nosso país, e encontrada nos mais distantes rincões do sertão brasileiro. E por que não em nossa região e em nossa querida Sacramento.

No último sábado a Casa da Cultura Sergio Pacheco foi palco da comemoração dos 10 anos da Orquestra de Viola de Sacramento, casa cheia e muita moda de viola. Orquestra e coral protagonizaram um belíssimo show com as participações especiais de músico Luiz Alberto Silva e o comediante Arnaldo Santana com seu personagem Seu Zeca.

Admiradores da música raiz e de modo geral, da arte e da cultura, alguns amigos aqui de Sacramento, como Luciano Gobbo, Arnaldo Santana, Pedrinho Marques e outros, resolveram dar vida a um projeto de moda de viola, criando uma orquestra de violeiros para cultuarem a boa e eterna música caipira.

No início do ano de 2013, fizeram uma primeira reunião e convidaram os músicos: Vadim Violeiro, Cleomar Furtado (Crei), Luizão De Faveri, Valdir Viola, Fausto, Laércio, Adriano, Paulo Bessa, Denner Devós, Vinicius Violeiro, Dito, Augusto Gomides e outros. Decidiram levar à frente a ideia e marcaram os ensaios para as segundas-feiras, na Casa da Cultura “Sérgio Pacheco”.

Formou-se a primeira diretoria, composta de: Pedrinho Marques – Presidente; Mário Carvalho – Vice-Presidente… começaram então, os ensaios e engrossaram as fileiras da orquestra outros músicos.

A estreia da Orquestra de Viola foi no Parque de Exposição “Hugo Rodrigues da Cunha”, em memorável apresentação em maio do ano de 2013.

A família dos violeiros estava sempre presente, dando o apoio necessário e o incentivo na busca do constante aperfeiçoamento. Depois de um convite para tocar na coroação de Nossa Senhora D’Abadia no ano de 2014, o professor Cleomar teve a ideia de formar, também, o Coral da Viola, cujos integrantes eram os pais e mães dos violeiros. Alguns desistiram. Um sonho que se tornou realidade, aumentando as

responsabilidades dos componentes.

Assim, fez-se necessária a criação da ASSOVIVA – Associação Cultural Viola Viva de Sacramento, composta da Orquestra e do Coral de Violas, entidade sem fins lucrativos, bem como a elaboração do estatuto, a inscrição no CNPJ e a eleição da nova e atual diretoria, sendo Presidente Ivan Rosa Gomides; Vice-Presidente Pedro Marques da Silva; Tesoureiro Luizão De Fáveri; Secretário Ismar Magnabosco; Diretor Artístico e Relações Públicas: José Vieira. Em dezembro de 2018 a Câmara de Vereadores aprovou o requerimento de concessão de “Utilidade Pública Municipal” à Orquestra e ao Coral de Violas.

Este projeto, além da parte artística e cultural, tem um cunho social muito relevante. Visa a integração dos jovens músicos, à maturidade dos violeiros mais experientes, constituindo assim, a FAMÍLIA DA VIOLA.

 

Sobre Jornal É Notícia

O Jornal a serviço de Sacramento / WhatsApp: 34 9 8423-26 86

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *